Prefeitura promove formação a professores da rede municipal de ensino sobre mediação de leitura e contação de histórias

O contato com livros e com a literatura infantojuvenil é uma das iniciativas que vem sendo bastante incentivadas na rede municipal de ensino. Com esse propósito, já são realizadas diferentes estratégias, como o projeto “Lugares de Ler”, que propõe transformar diversos espaços da escola, além da sala de aula, em locais propícios ao exercício da leitura, e as “Oficinas de Aprendizagem”, que podem incluir as aulas de leitura, entre outras ações.

Com a finalidade de dar respaldo aos professores na exploração de todo o potencial da leitura no processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), proporcionou aos educadores uma formação sobre o tema, com a professora e autora sorocabana Monisa Maciel.

Durante o encontro formativo, realizado no Centro de Referência em Educação (CRE), Monisa trabalhou o tema “A arte da narrativa e o brincar”, com professores da Educação Infantil, abordando as diferentes técnicas de mediação da leitura, leitura em voz alta e contação de histórias.
“A Sedu tem buscado, cada vez mais, oferecer aos professores ações como esta, que os inspire sempre na busca de novas técnicas e recursos pedagógicos”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Foi uma oportunidade importante, de ministrar o curso voltado para o trabalho do educador em sala de aula, com base nos recursos da literatura. Os professores podem promover, a partir dessa ferramenta, uma formação leitora, com ludicidade e respeito à infância. A proposta é realizar uma curadoria cuidadosa da leitura”, completa a palestrante.

Em sua fala, a professora e autora também destacou aspectos importantes sobre os recursos da leitura na educação, tais como o poder do livro em transportar a criança para um mundo imaginário e, portanto, repleto de possibilidades. E, ainda, a necessidade de proporcionar um espaço de fala para os alunos, dando liberdade à criança para expressar suas opiniões e emoções.

“Entendemos que o domínio da leitura, assim como da escrita, é um direito garantido dos nossos estudantes. Profissionais, como a autora Monisa, inspiram, ainda mais, nossos professores nesse encantador e satisfatório processo de ensino e aprendizagem”, finaliza a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Danila Paschoine Firmino.

Monisa Maciel é autora das obras “Era uma vez três” (Tigrito), com ilustrações de Rogério Neves, e “Alô?” (Carochinha), com ilustrações de Mathias Townsend, ambas dirigidas ao público infantil.

Fotos: Michelle Alves – Secom


Educação – Agência de Notícias