Prefeitura de Sorocaba dá início às atividades de ensaio das novas fanfarras em escolas da rede municipal de ensino

A rede municipal de ensino começou a retomar, a partir desta sexta-feira (12), as atividades das fanfarras em algumas das escolas de Ensino Fundamental. O primeiro ensaio foi realizado na E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, no Centro da cidade, no período da tarde. O projeto será realizado, inicialmente, com estudantes do 6º ao 9º anos. Além dessa escola, participam também a E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas” e E.M. “Matheus Maylasky”. Para o próximo ano, o projeto será ampliado para mais unidades escolares.

Assim, por meio do projeto “Educasom”, essas escolas da rede municipal receberão recursos pelo Fundo Rotativo da Escola (FRE), que contemplará a aquisição de instrumentos musicais, como: surdo, caixa, repique, bombo, pratos, entre outros, além de materiais didáticos para o ensino de teoria musical, uniformes e acessórios para apresentações e, ainda, aulas com instrutores capacitados.

“As aulas acontecem no contraturno escolar e abrangem, aqui em nossa escola, aproximadamente 60 alunos. O ensino da música, nesse projeto, engloba também vários outros benefícios para os alunos participantes. Envolve disciplina, organização, postura, introdução ao conhecimento dos instrumentos musicais e influencia, ainda, na socialização com alunos de outras turmas”, destaca a vice-diretora da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, Mariele Tinelo de Luca.

“É uma oportunidade para os alunos estabelecerem vínculos com outros colegas, já que terão uma longa convivência ao atuar dentro do projeto”, acrescenta a orientadora pedagógica da escola, Adriana Ribeiro.

O FRE, que está proporcionando a estruturação desse novo projeto, é embasado na Lei 12.277, de 8 de janeiro de 2021, que foi regulamentada pelo Decreto 27.407, de 18 de novembro de 2022. Com verba oriunda do próprio Município, o recurso é administrado em conjunto com a Associação de Pais e Mestres (APMs) de cada instituição educacional e os gestores das escolas.

O “Educasom” tem duração prevista de um ano, podendo sempre se renovar por igual período. A diretora de área da Sedu, Camila Moraes, explica que, nessa escola onde houve o primeiro ensaio, o horário do projeto é das 16h às 18h, mas varia de unidade para unidade, “sempre com frequência semanal e no contraturno das aulas regulares”.
“A expectativa, agora, com o início do projeto, é muito grande, pois Sorocaba já tem uma tradição nessa área, que precisou parar no período da pandemia. Além disso, é um projeto que agrega muito à vida dos estudantes. A ideia é que eles saiam daqui valorizando as amizades e o companheirismo”, ressalta o professor de música Júnior Leocádio Conceição.

Na prática, os alunos terão a oportunidade de conhecer e estudar os diferentes gêneros musicais que podem ser trabalhados em uma fanfarra, tais como: marchinhas, sambas, músicas populares, entre outros. E, já na primeira experiência, na aula inaugural do projeto, conseguiram demonstrar ritmo e sintonia, usando o próprio corpo como um instrumento musical, muito rico em possibilidades.

“Estamos retomando uma tradição cultural importante, que vai, inclusive, contribuir para o desenvolvimento global dos alunos”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Fotos: Rose Campos/Secom


Educação – Agência de Notícias