Alunos da rede municipal de ensino participam de apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Fundec

Visita monitorada dos alunos à Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) também proporcionou noções sobre regência e instrumentos musicais aos estudantes.

Alunos do 5º ano da E.M. “Flávio de Souza Nogueira” tiveram a oportunidade de realizar, na última quinta-feira (15), uma visita guiada à Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), ocasião em que puderam conhecer mais acerca dos instrumentos musicais utilizados pela Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), da Fundec, e também noções básicas sobre regência.

A visita, da qual participaram em torno de 90 alunos, foi intermediada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e realizada com recursos do Fundo Rotativo das Escolas (FRE) destinados àquela unidade escolar.

“Prestigiamos o projeto ‘Conheça a Orquestra’, da Fundec, que tem por objetivo dar aos alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de um primeiro contato com os instrumentos e de conhecer o funcionamento de uma Orquestra Sinfônica. A atividade repercutiu muito positivamente, pois, além de ensinar sobre os instrumentos e a música, causou encantamento nos alunos, ao conhecerem o funcionamento de uma Sinfônica. Foi uma experiência única!”, pontua a diretora da E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, Thais Reiss.

“O projeto ‘Conheça a Orquestra’ vem ao encontro do projeto ‘Educasom’, da Sedu, que também é viabilizado pelo FRE e busca desenvolver a educação musical dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, valorizando a cultura e a tradição das fanfarras, além de proporcionar a participação coletiva da comunidade”, destaca a gestora de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Maria Angélica Martins Alves Porto.

A ideia da visita à Fudec foi uma iniciativa muito bem recebida pelos alunos. “Fui chamada para ajudar a reger a Orquestra e fiquei surpresa, porque nunca poderia imaginar que isso iria acontecer. Gostei muito!”, comentou a aluna Giulia Lauren Padilha Florido.

Sua colega, Lívia Maria Alves Sinhorinho, também opinou. “Gostei muito de aprender sobre os instrumentos. Eu ainda não toco, mas gostaria de aprender piano”, contou.
O aluno Heitor Malinski de Andrade também se entusiasmou com a oportunidade. “Foi a primeira vez que participei de algo assim e gostei muito. Principalmente, da parte que pudemos subir ao palco”, ele disse. Sua mãe, Daiene Cristina Moreira Malinski, também aprovou a atividade. “É uma iniciativa muito importante para todas as crianças, um incentivo na área da cultura. Meu filho nunca tinha visto uma apresentação como essa e, agora, já demonstrou interesse em ir outras vezes”, finalizou.

 

Fotos: Sedu/Divulgação


Educação – Agência de Notícias