Escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba têm ações de Páscoa com alimentação saudável e muita diversão para os alunos

Nessas atividades, os focos são a alimentação saudável e também o reforço de valores, como a partilha, a amizade e a solidariedade.

 

Durante a preparação para a Páscoa, nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Sorocaba, as ações tiveram como foco a alimentação saudável, cercada de muita diversão para as crianças, além de atividades que reforçaram a transmissão de valores, como a solidariedade, a partilha e a amizade.

Um exemplo disso ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) 27, no bairro Vila Barão, na Zona Oeste, onde as professoras promoveram a Páscoa Solidária entre os alunos. A ideia foi que os pais e responsáveis colaborassem, enviando frutas nesse dia, quando foi preparada a “Caça ao Coelho”, sendo que o “Tesouro” encontrado nos jardins da escola foi uma grande e colorida cesta de frutas.

Completando a brincadeira, a diretora da unidade, Andrea Costa, e a professora Fabíola Parrilo organizaram, na sequência, um piquenique com as frutas, combinado ao projeto “Lugares de Ler”. O livro escolhido para a contação de história foi “O segredo do coelho”, de J. A. Rowe. Além de brincadeiras e muitas músicas, com a presença do “Coelho da Páscoa”. Durante as ações, além disso, os temas trabalhados com as crianças foram a amizade, a partilha e solidariedade.

Na E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, no Jardim Botucatu, na Zona Norte, os alunos se reuniram no Espaço Maker da escola para realizar uma tarefa diferente: a produção de brigadeiros de banana. Além de os estudantes se deliciarem com a atividade, a escola ainda produziu, em parceria com a Seção de Apoio à Alimentação Escolar, um material sobre alimentação saudável, que foca nas propriedades oferecidas pelo cacau e traz a receita especial do brigadeiro de banana.

“É muito bacana observarmos a criatividade das equipes escolares, com a utilização dos recursos oriundos do Fundo Rotativo da Escola (FRE). Um Espaço Maker voltado à culinária faz desta escola única!”, destaca a gestora de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Maria Angélica Martins Alves Porto, responsável pela implementação do FRE na rede municipal.

 

Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil

As ações de preparação para a Páscoa, além disso, coincidiram com a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, conforme previsto na Lei nº 7478, de 2005, sempre lembrada na semana do dia 7 de abril, que é o Dia Mundial da Saúde.

Para essa comemoração, a Seção de Apoio à Alimentação Escolar, da Secretaria da Educação (Sedu), elaborou cardápios especiais para as escolas do município. Foram servidos cação ao forno com legumes e lanche natural (pão com patê de frango, cenoura ralada, tomate e alface), além de salada de frutas. O objetivo foi diversificar, ainda mais, a alimentação das crianças, com opções nutritivas e saudáveis. “Importante ressaltar que os cardápios previstos diariamente são igualmente saudáveis e nutritivos, exercendo papel fundamental na promoção de uma alimentação que contribua para a saúde das crianças”, afirma a nutricionista da Seção de Apoio à Alimentação Escolar, Renata Falcato.

“Diversas escolas, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental, têm entrado em contato com a Seção de Apoio à Alimentação Escolar, para informar sobre a intenção de desenvolver atividades que envolvam alimentos saudáveis. São atividades abrangendo o preparo de receitas à base de frutas e legumes, como, por exemplo, salada de frutas, brigadeiro de banana com cacau 100%, brigadeiro de batata doce, cookies de banana com aveia, todos sem acréscimo de açúcar, além de brincadeiras com os alimentos, como a ‘Caça às Frutas’”, continua.

Com o intuito de que essas ações sejam realizadas da forma adequada, as nutricionistas do setor ofereceram todo apoio técnico às atividades, com orientações sobre cuidados e segurança alimentar. O interessante, ainda, é que todas essas iniciativas estão partindo das próprias equipes escolares, o que demonstra estarem lidando de forma muito positiva com o novo hábito alimentar hoje existente nas escolas da rede municipal.

A recomendação, por exemplo, para limitação da oferta do açúcar no ambiente escolar, sendo uma proibição nas unidades que atendem crianças até três anos de idade, é recente e foi determinada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), ligado ao Ministério da Educação, em 2020, por meio da Resolução nº 06/2020. “No início, a retirada do açúcar dos cardápios causou muitos questionamentos. Hoje, vemos que essa ação está repercutindo de forma positiva e as crianças estão sendo muito beneficiadas”, conclui a nutricionista.

Fotos: SEDU/Divulgação

 


Educação – Agência de Notícias