Projeto Bombeiro Educador tem início nesta segunda-feira (21) em escola municipal no Jardim Renascer

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), iniciou, nesta segunda-feira (21), as aulas do Projeto Bombeiro Educador, na E.M. “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, localizada no bairro Jardim Renascer. Foi a primeira turma dos mais de 6.000 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que passarão pelo aprendizado em 2022.

Trata-se de uma ação em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que, a partir do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), visa desenvolver o programa em todas as instituições educacionais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sorocaba.

“O projeto Bombeiro Educador na escola tem como objetivo transmitir as lições de segurança contra incêndio, ajudando também a atuar em possíveis situações de emergência. Sem dúvida nenhuma, é uma prestação de serviço essencial para as nossas comunidades, começando pelos alunos, que assimilam muito bem as lições transmitidas pelo Corpo de Bombeiros”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“O impacto desse projeto na comunidade é muito positivo. Quando as crianças entendem quais são os componentes do fogo, como ele se propaga e de que forma pode ser combatido, elas acabam se tornando elemento de multiplicação dessas informações dentro da comunidade. São alunos de 5º ano, que já têm um entendimento maior e até uma atuação mais independente dentro de casa e que podem, muitas vezes, dizer aos pais sobre o que pode e o que não pode ser feito para evitar acidentes, informando a eles aquilo que aprenderam na escola”, completa a diretora da escola, Gilvonete Schimitz do Prado.

A aula inaugural foi ministrada pelo bombeiro PM Marcelo Rodrigues Paes e contou, na cerimônia de abertura, com a presença do Comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, Capitão PM Kleber do Vale. “Esse é um projeto voltado à escola pública municipal e busca, principalmente, minimizar os riscos de acidentes. São coisas que as pessoas podem fazer na sua própria casa, a começar pelas crianças, que são o futuro do nosso País. Elas conseguem ensinar os pais e outros familiares o que aprendem no projeto e, às vezes, algumas dicas simples evitam muitos incidentes dentro de casa”, descreveu o Capitão Kleber do Vale.

A ação realizada na escola também contou com a animação da mascote dos Bombeiros, um simpático cãozinho dálmata, personagem que chamou a atenção das crianças.

As próximas escolas a serem atendidas pelo projeto serão a E.M. “Ary de Oliveira Seabra” e a E.M. “Avelino Leite de Camargo”. Ao todo, quase 60 unidades da Rede Municipal participarão.


Educação – Agência de Notícias