Os estudantes do 9º ano da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, unidade que fica na região central de Sorocaba, participaram, nesta terça-feira (26), de uma oficina de animação. A atividade é oriunda de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e a CPFL Piratininga.
Intitulada “Oficina de Animação – CineSolar/CPFL”, a ação reuniu os alunos para aprender sobre animação Stop Motion (movimento parado). Trata-se de uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
Os alunos foram desafiados a criar uma pequena animação sobre o tema meio ambiente e ecologia. “Surgiram ótimas ideias e foi um trabalho muito produtivo”, conta Helana Ferraz, do apoio técnico-pedagógico da Sedu.
A professora Helana aponta, ainda, a importância do trabalho de animação como parte da cultura maker (faça você mesmo), em que, por meio do desenvolvimento de projetos variados, as crianças e jovens aprendem a resolver problemas. Com isso, eles refletem sobre as necessidades que se apresentam, buscando soluções e as aplicando. Esse tipo de ação educacional possibilita o desenvolvimento de habilidades essenciais à vida em sociedade.
O secretário da Educação, Marcio Carrara, enaltece a parceria. “O uso da tecnologia como ferramenta para o trabalho pedagógico da escola é fundamental no mundo atual, pois nossas crianças e jovens já nasceram em um mundo tecnológico e digital. Mesclar ensino e tecnologia é também uma forma de falar a língua da escola traduzida pela língua dos estudantes. Portanto, parcerias como essa, com a CPFL, podem contribuir e enriquecer o trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas da Rede Municipal”, conclui.
Educação – Agência de Notícias