Você já ouviu falar da Vaticana? Ela é a primeira fábrica de massas artesanais produzidas por pessoas com síndrome de Down no país.
A iniciativa é do Instituto UniDown, que atende 300 pessoas com a síndrome – entre crianças, jovens e adultos – de forma gratuita, para manter seu funcionamento durante a pandemia.
O nome é inspirado na biblioteca do Vaticano, fazendo referência direta à Itália.
“A Vaticana é uma marca de massas que nasce grande por seu caráter humanitário e agregador. Queremos unir voluntários e empresas para dar oportunidade de trabalho às pessoas especiais e às suas famílias em situação de vulnerabilidade, por ocasião da Covid-19″, explica o presidente da UniDown, Marcio Berti.
Os molhos que acompanham as massas são assinados por ninguém mais, ninguém menos que a Vovó Palmirinha, enfatizando a comida de afeto.
Massas como lasanha e canelone já estão disponíveis para o público. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99257-7352 e telefone (11) 3798-4872. As especialidades são vendidas por quilo, que sai a partir de R$ 35, preço cobrado pelo nhoque de batata.
Instituto UniDown
A UniDown oferece capacitação e lazer com aulas de teatro, dança, bateria, gastronomia, quick massage, garçom, DownKids, terapia em grupo, auxiliar de cabeleireiro, autonomia no lar, espanhol, maquiagem e informática.
Desde o início da pandemia, já que os alunos são do grupo de risco, o instituto manteve a aula de espanhol no formato on-line e realizou diversas atividades, que estão disponíveis em seu canal do YouTube, além de promover ações como doação de cestas básicas, máscaras, ração para pets e cobertores.
A sede do instituto fica na Lapa, Zona Oeste de São Paulo (SP), em uma casa cedida pela União Fraterna, na rua Faustolo, 92.
Mais inspiração? Temos! Dá o play!
SOCIAL – Razões para Acreditar