No último final de semana, Vini Jr. foi alvo de ataques racistas de um estádio inteiro. Jogadores e clubes expressaram revolta nas redes sociais e enviaram mensagens de apoio ao atacante da Seleção Brasileira.

Esse fato revoltante ocorreu durante uma partida da La Liga, o Campeonato Espanhol, onde o jogador do Real Madrid foi xingado por torcedores do Valencia. Os insultos levaram Vini às lágrimas em campo.

No Estádio Mestalla, a torcida adversária proferiu gritos de “mono” (macaco, em português). O árbitro interrompeu o jogo e Vini Jr. acabou sendo expulso após reagir às hostilidades.

FUTEBOL: Vini Jr. chorando no campo enquanto é chamado de macaco pela torcida do Valência na partida da La Liga contra o Real Madrid, na Espanha. pic.twitter.com/Utjw8Qkqph

— Closer Brasil (@BrasilCloser) May 21, 2023

“Não foi a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez”

No Instagram, o jogador brasileiro denunciou a recorrência de ataques racistas no futebol espanhol, lamentando a postura da La Liga, da Federação e dos adversários.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga”, escreveu Vini Jr. “O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas”, continuou.

Ele finaliza o texto dizendo: “Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.

Onda de solidariedade

Times do futebol brasileiro, além da própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Santos deixaram de lado toda a rivalidade para se posicionarem ao lado de Vini Jr.

Jogadores, como Kylian Mbappe, campeão mundial pela França, e ex-jogadores, como Ronaldo Fenômeno, também enviaram palavras de apoio a Vini.

Foto: Reprodução/Instagram @k.mbappe

Governo brasileiro cobra medidas sérias

No Japão, o presidente Lula condenou o racismo contra Vini Jr. 

Ele destacou a injustiça de um menino pobre que conquistou sucesso na vida e está se tornando um dos melhores jogadores do mundo ser alvo de ofensas em todos os estádios que visita

Leia também: Menino vítima de racismo em jogo de futebol recebe convites do Santos, Vasco e Fluminense

Lula exigiu que a Fifa e a liga espanhola de futebol tomem medidas sérias para lidar com o problema. Ele enfatizou a importância de não permitir que o fascismo e o racismo prevaleçam nos estádios de futebol.

Força, Vini! Estamos contigo! 🖤

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

SOCIAL – Razões para Acreditar