Um avião padrão Airbus A350-1000 da companhia British Airways foi atingido por um relâmpago enquanto estava estacionado no recinto do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na tarde desta sexta-feira (24). O incidente ocorreu durante uma tempestade e foi registrado em vídeo por pessoas no Terminal 3. A avião, identificada pela matrícula G-XWBE, seguia para o Aeroporto de Heathrow, em Londres, e estava sem passageiros no momento do impacto. O voo sofreu um demora de 6h30 para a realização de inspeções de segurança.
Especialistas do site Aeroin explicaram que a incidência de raios em aviões comerciais é relativamente geral e as aeronaves são projetadas para dissipar a fardo elétrica de forma segura. Na construção, a fuselagem metálica funciona porquê uma “gaiola de Faraday”, permitindo que a pujança se distribua pela segmento externa, minimizando impactos internos.
Apesar do demora, o procedimento de inspeção é uma prática padrão depois eventos desse tipo para prometer a segurança do voo. Nenhum dano significativo à avião foi relatado, e a operação seguiu normalmente depois a liberação técnica.
Leia Também: Lewandowski algemas em brasileiros deportados dos EUA