Entre os dias 7 de dezembro e 7 de janeiro, uma série de enchentes no sul da Bahia causou forte elevação do nível dos rios e deslizamentos de terra. Em um mês, 850 mil pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas – muitas delas perderam suas casas e bens materiais.
Ciente dessa realidade, o técnico eletrônico Almir Silva, 57 anos, montou uma oficina voluntária para consertar eletrodomésticos de pessoas que tiveram suas residências inundadas em Jiquiriçá (BA), uma das cidades mais atingidas pelas enchentes.
Almir recupera os equipamentos danificados sem cobrar nada. Morador de Barra do Jacuípe (BA), o técnico viajou cerca de 240 km até Jiquiriçá para passar o réveillon na casa de familiares da esposa.
Chegando lá, ele viu de perto os estragos causados pela chuva: a casa da sogra, por exemplo, foi tomada pela água e quase todos os móveis e eletrodomésticos foram perdidos. Na casa de vizinhos, a mesma situação.
Sensibilizado com a situação, Almir montou a ‘Oficina Voluntária do Tio Almir’, localizada na rua Engenheiro Dantas. “Resolvi montar uma ‘bancadinha’ para tentar ajudar as pessoas“, contou o técnico. A ideia surgiu depois que ele observou eletrodomésticos sendo levados pela enxurrada.
No espaço improvisado, Almir usa uma porta encontrada na enxurrada como mesa para consertar os equipamentos.
“Por aqui chega de tudo: computador, tanquinho de lavar roupa, televisão e até um toca fita [de música] apareceu”, detalhou.
De acordo com o técnico eletrônico, muitas pessoas estranharam o fato do serviço ser gratuito.
“Muita gente pergunta: ‘oxe, de graça?’. As vezes eu conserto um tanquinho [de lavar roupa] e a pessoa agradece como se eu tivesse feito um transplante. As pessoas ficam gratas pelos eletrodomésticos e eu fico grato por poder ajudar”, disse.
O mais legal é que a corrente do bem se espalhou pela cidade, pois outros moradores da cidade tem oferecido serviços gratuitos para quem precisa, como uma pousada que abriu suas portas para pessoas desabrigadas de graça.
A Bahia pede socorro!
A elevação do nível dos rios provocou destruição de pontes, estradas e levou forte correnteza a ruas urbanas. Áreas inteiras foram inundadas e registros de pessoas definidas e lidando com a força das águas se multiplicam a cada instante.
Criamos uma vaquinha para levarmos colchões, roupas, alimentos e outros itens de necessidade emergencial para mais de 3 mil pessoas desabrigadas. Clique aqui e faça uma doação!
Fonte: Interior da Bahia
Fotos: Felipe Pereira / TV Subaé
SOCIAL – Razões para Acreditar