Durante uma prova do Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, a nadadora norte-americana Anita Álvarez teve um quadro de exaustão e desmaiou dentro da piscina, ficando 10 segundos debaixo d’água.

Felizmente, sua treinadora Andrea Fuentes agiu rápido, pulando na piscina para salvar a atleta de 25 anos.

Em uma série de fotos que está ganhando as redes sociais, Andrea – esbanjando preparo físico – mergulha e nada rapidamente até Anita, salvando ela sozinha. Após o resgate, a nadadora, que ficou inconsciente após o quadro de exaustão, deixou o local sob aplausos da torcida com o auxílio de uma maca e foi para um hospital, recebendo alta no mesmo dia.

A cena ocorreu nesta quarta-feira (22) durante a prova de solo livre, comovendo a plateia presente. Segundo a delegação norte-americana, Anita não teve maiores complicações, está se recuperando e passa bem.

Treinadora evitou afogamento

A rapidez de Andrea em notar que algo estava errado foi fundamental para o resgate da atleta. Se ela não tivesse agido, Anita poderia ter afogado, já que os salva-vidas, que falam húngaro, não entenderam o pedido da treinadora.

“Não ouviam ou não entendiam o que eu falava”, afirmou, lembrando dos segundos de desespero.

Em entrevista à AFP, Andrea disse que nadou até a jovem “como se estivesse em uma final olímpica”.

Momentos de tensão

Anita ficou ao menos 2 minutos inteiros sem respirar. Além disso, o quadro de exaustão deixou sua mandíbula bastante contraída, a ponto da nadadora mal conseguir mexê-la.

“Foi um desmaio por esforço físico”, explicou Andrea, acrescentando que a atleta vai descansar nos próximos dias e voltar a competir na final por equipes do nado artístico.

Pouco antes do ocorrido, Anita ainda conseguiu concluir sua série e recebeu 87.6333 pontos, suficiente para ficar entre as 8 melhores da competição.

De acordo com Andrea, não é a primeira vez que a nadadora desmaia em uma prova. A primeira vez ocorreu no ano passado durante o pré-olímpico do nado artístico, em Barcelona (Espanha).

Naquele episódio, a mãe de Anita disse que a filha tinha histórico de desmaios, mas que jamais tinha ocorrido num torneio.

Depois do susto, os risos

Ainda na quarta-feira (22), Andrea – que acumula a função de técnica da seleção dos Estados Unidos, – deu uma rápida entrevista, onde disse que o susto estava superado.

“Foram dois minutos sem respirar e, com as pulsações a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade e, agora, estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem. Tem que descansar. Amanhã [quinta], vai descansar o dia todo e estará muito bem para a final de equipes”, afirmou a treinadora.

“Falei “isso não é normal”. Gritei para os socorristas para que pulassem na água, mas não ouviam ou não entendiam. Fui o mais rápido possível, como se fosse uma final olímpica. Quando a tirei, não respirava e tinha a mandíbula muito contraída. Foi um desmaio por esforço. Vimos onde estava o limite”, completou.

Fonte: Correio
Foto: Key AFP / Reuters

SOCIAL – Razões para Acreditar