Semana do Esporte Educacional de Sorocaba segue até 5 de setembro com as modalidades de vôlei, dança e capoeira

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), segue realizando as atividades que integram a Semana do Esporte Educacional, que acontece até 5 de setembro, em diferentes locais da cidade.

Nesta terça-feira (30), a ação contou também com a parceria da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), por meio do programa Caravana Esportiva, que proporcionou a cerca de 160 alunos das Escolas Municipais Dr. “Achilles de Almeida” (Vila Hortência), Prof.ª “Ana Cecília Falcato Prado Fontes” (Jardim Renascer) e Prof. “Oswaldo Duarte” (Wanel Ville) o encontro com as atletas da equipe de vôlei feminino Renasce Voleibol Sorocaba. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes do Sesi Sorocaba, onde a equipe treina, e teve as presenças do secretário da Educação, Marcio Carrara, e do secretário de Esportes e Qualidade de Vida, Pedro de Souza.

Ainda, foram destaques no contato com os alunos o treinador da equipe de vôlei, Clóvis Antônio Granado, e a jogadora Ednéia Anjos de Souza, que atuou na Seleção Brasileira de Vôlei Feminino e, hoje, é jogadora central da equipe sorocabana.

O secretário da Educação destacou a importância de iniciativas que promovam o bem-estar, como essa, para os alunos da rede municipal de ensino. “Estamos proporcionando, com o projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’, um contato muito significativo das nossas crianças e nossos adolescentes com a prática esportiva, em várias modalidades. Além disso, a oportunidade de conhecer e interagir com atletas de alto rendimento acaba estimulando, ainda mais, o gosto pelo esporte. A parceria com a Sequav, portanto, está sendo fundamental”, afirma.

Para o secretário da Sequav, a ação também motiva os alunos a combaterem o sedentarismo. “Os atletas que estão aqui têm uma rotina muito saudável de vida, acordando cedo todos os dias e cuidando da saúde, com atividades físicas que vão muito além dos treinos específicos da modalidade. Isso é o mais importante que vocês vão aprender aqui, hoje, porque o esporte é para todos, requer disciplina e dedicação, mas traz muitos benefícios, que tendem a se estender pela vida toda”, completa.

Em quadra, os alunos tiveram a chance de treinar os fundamentos do vôlei, especialmente o saque e o passe, e também puderam jogar, formando grupos mistos, com a participação de estudantes e atletas. No intervalo, quando houve revezamento entre as escolas em quadra, os alunos receberam um lanche. E, ao fim do encontro, puderam tirar várias fotos e conversar com as integrantes da equipe Renasce Voleibol.

Edinéia, ou Ed, como também ficou conhecida, iniciou a sua trajetória no esporte em Sorocaba, aos 16 anos, quando conquistou uma vaga em uma equipe de ponta no cenário nacional, a Leites Nestlé. E, agora, retorna motivada a fazer mais pelo vôlei sorocabano. “Eu sempre gosto de destacar que quem me incentivou a me tornar atleta foi uma professora de Educação Física, a Marisa, que homenageio em memória. Vim para cá atraída pela referência que a cidade representava, já naquele momento. Sorocaba me abre as portas novamente. E fico muito feliz em participar desse projeto, que é agregador para toda criança. Uma das funções do esporte é justamente desenvolver seres humanos”, ressalta a jogadora.

O técnico Granado, que também já liderou equipes de vôlei masculino, opinou sobre a iniciativa conjunta das secretarias municipais de Sorocaba. “Para as crianças, poder conversar com as atletas é uma troca de energia muito importante. Podem conversar, saber como é a vivência delas no esporte, como é o dia a dia. Isso, com certeza, desperta o interesse da garotada”, ele afirma.

Felipe, de 13 anos, aluno da E.M. Dr. “Achilles de Almeida”, estava feliz com a experiência. “Sempre gostei de vôlei. Estou feliz de estar no projeto ‘Eu Pratico’ e, agora, de estar aqui. Muito bom poder falar com as jogadoras, saber como elas treinam. Tenho certeza que é uma experiência que vai marcar minha vida toda”.

João Guilherme, de 11 anos, está em um momento de descoberta da modalidade. “Não jogava muito, mas, quando soube que teriam as competições, decidi me inscrever no projeto da escola e estou gostando muito. Hoje, consegui jogar um pouco e foi muito legal!”, descreve o aluno da E.M. Prof.ª “Ana Cecília Falcato Prado Fontes”.


Dança e capoeira na E.M. “Benedicto Cleto”

A descoberta de novos esportes e novas possibilidades também tem sido importante entre os alunos da E.M. “Benedicto Cleto”, no Jardim Novo Horizonte, Zona Norte da cidade, que participaram de outra ação especial da Semana do Esporte Educacional, promovida pela Sedu. Foram realizadas apresentações de dança e capoeira, na quadra da escola, contando também com a presença do secretário da Educação, Marcio Carrara.

As modalidades já vêm sendo praticadas pelos alunos dessa unidade escolar como parte do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e, segundo os professores, tem sido crescente o interesse das crianças por esportes que a maioria não conhecia muito bem, como é o caso da capoeira.

“No início, tivemos poucos alunos inscritos nessa modalidade. Mas, aos poucos, à medida que os demais foram conhecendo, outros alunos foram querendo fazer parte das aulas também. São crianças de 8 a 10 anos e muitos não tinham contato com a capoeira. E, não é só um esporte. Tem também a parte histórica e cultural, que são muito importantes nessa prática e revelam a força e a resistência do povo de origem africana. Tem, ainda, a música e os instrumentos, que as crianças vão aprendendo a tocar, e se encantam”, conta o professor Welington Santana Silva.

A professora Tamires Oliveira do Amaral é formada em dança, com especialização nessa área, e revela que tem sido a realização de um sonho poder transmitir um pouco do seu conhecimento aos alunos da escola onde leciona. “Vejo que as aulas têm sido relevantes, não apenas para os alunos aprenderem a dançar, mas eles estão cada vez mais confiantes e seguros para mostrar tudo o que são capazes. As aulas iniciaram em março e já observo uma grande evolução”, destaca.

A programação da Semana do Esporte Educacional de Sorocaba prossegue com inúmeras atividades internas, com alunos de todas as 23 escolas que compõem o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” e termina na próxima segunda-feira (5), com apresentações de Tênis de Mesa e Badminton, na Arena Multiúso, abertas ao público e com entrada gratuita. A Arena Multiúso Sorocaba fica localizada na Av. Dr. José Bella Netto, s/n, no Parque Reserva Fazenda Imperial.

Fotos: Rose Campos – Secom


Educação – Agência de Notícias