Segue até esta quinta-feira (27) a Semana do Bebê nas Escolas promovendo estímulos criativos em prol da aprendizagem

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promove, de 24 a 27 de outubro, a Semana do Bebê nas Escolas da rede municipal. O tema escolhido foi “Curiosidade: o estímulo da aprendizagem” e as atividades incluem ações, como: “A arte como estímulo à criatividade; “Brincar livre”; “Um passeio pela natureza” e “Exploração sensorial”.

A iniciativa está sendo realizada em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de ensino, envolvendo as crianças atendidas. Na segunda-feira (24), dando início oficialmente às atividades especiais, no CEI-64 “Joana Simon Sola”, na Vila Rica, Zona Leste, houve contação de história e brincadeiras cantadas para os bebês.

“São ações, como essas, livres e criativas, que proporcionam às nossas crianças o pleno desenvolvimento de suas habilidades, ao estimular a sua socialização e aprendizagem. As equipes nas escolas estão de parabéns”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Em cada unidade as ações variam. No CEI-64 foi utilizado o livro “Macaco Danado” para a contação de histórias, com a contadora Leila Chinelatto. No CEI-95 Jornalista “Angela Martins Vieira” foi escolhido o brincar heurístico, ou seja, explorar a brincadeira com objetos que não são originalmente brinquedos, dando asas à imaginação dos pequenos. Além da pintura feita com tinta natural.

No CEI-58 Prof.ª “Dulce Puppo Oliveira Pinheiro, uma das explorações em grupo foi com caixas contendo materiais naturais, como folhas, pedras e terra. Caixas maiores, além disso, bastaram para transformar a brincadeira em uma grande alegria. E a mesma escola recebeu a atração Tempo de Brincar.

Enquanto no CEI-101 “Lenilda Cruz Maldonado”, o foco foram as experiências sensoriais, tais como os cheiros, o toque e o olhar atendo das crianças. Também foram explorados aspectos como a diversidade étnica, de forma lúdica.

Enfim, cada grupo aproveitou as inúmeras possibilidades e potencial enriquecedor das atividades.

Fotos: Sedu/Divulgação

 


Educação – Agência de Notícias