Samu e Sedu realizam formação sobre primeiros socorros para inspetores de alunos

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Seção de Apoio à Saúde do Escolar, realizou, nesta quarta-feira (9), no Centro de Referência em Educação (CRE), uma formação sobre noções básicas de primeiros socorros. O projeto intitulado “EducaSamu” capacitou, nessa etapa, inspetores de alunos. Todos os participantes serão certificados.

O projeto, que envolve toda a equipe escolar, tem como objetivo a implementação da Lei Lucas nº 13.722/2018,que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A ação tem como objetivo aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar, oferecendo conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.
A formação foi conduzida pelo enfermeiro do Núcleo de Educação (NEP) do Samu, Leandro da Silva, com aulas teóricas e práticas das técnicas de primeiro socorros, tais como: manobra de desengasgo e reanimação cardiopulmonar em bebês, crianças e adolescentes.

“O cuidar e educar caminham lado a lado no processo educativo e, sem dúvida, ações formativas, como essa, enriquecem nossos profissionais e proporcionam um ambiente ainda mais seguro aos nossos estudantes”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.


Educação – Agência de Notícias