Projeto “Vigia nas Escolas” reforçará segurança nas unidades da rede municipal

Saúde e segurança de alunos, professores e demais colaboradores nas unidades escolares são prioridades da gestão atual da Prefeitura de Sorocaba que, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), já deu início à licitação do projeto “Vigia nas Escolas”.


O prefeito Rodrigo Manga informou que a ação partiu de uma sugestão do vereador Vitão do Cachorrão, de reativar a função de zeladoria nas escolas de uma forma aprimorada. “Nosso Plano de Governo prevê um sistema inteligente de videomonitoramento. Serão 487 câmeras, com reconhecimento facial e conectadas ao COI, Centro de Operações Integradas. Enquanto isso é estruturado, vamos ter o ‘Vigia nas Escolas’. Serão
50 vigias nos pontos mais necessários em relação à segurança”, afirma o prefeito Manga.


As primeiras providências para realizar a contratação desse serviço já foram tomadas em conjunto pelas secretarias da Educação e da Administração (Sead). Toda a fase de licitação deve acontecer em um prazo estimado de 120 dias.


O objetivo, com essa contratação, é contribuir com as ações de segurança nas escolas. Além dessa medida, desde de janeiro, ao assumir a administração municipal, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) intensificou o patrulhamento preventivo aos próprios públicos, incluindo as unidades escolares.


Com a preparação para o retorno das aulas presenciais, essas são iniciativas importantes, que zelam pelo bem-estar de todos no ambiente escolar.

Educação – Agência de Notícias