Crianças de 4 a 6 anos matriculadas no Centro de Educação Infantil “Tercilla Freire” (CEI-11), localizado no Jardim Belmejo, em Sorocaba, participaram, nesta quinta-feira (30), da 1ª edição de 2023 do projeto “Rio vai à Escola”. O objetivo foi apresentar a biodiversidade do Rio Sorocaba e sensibilizá-las sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade.
A iniciativa de Educação Ambiental é realizada, durante o ano todo, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Durante a ação, os alunos conheceram alguns peixes que habitam o Rio Sorocaba, quando puderam fazer o manuseio de espécies fixadas em solução (para manutenção de sua forma original), como o mandi e o barrigudinho e, utilizando uma lupa, observar suas estruturas e aprender sobre suas principais características, além de observar aves, como o biguá e a garça.
As crianças ainda tiveram a oportunidade de saber de que forma, no cotidiano, podem contribuir para a manutenção das nascentes, córregos, rios e lagos da cidade, além das florestas, como, por exemplo, descartar corretamente o lixo, e ganharam uma pintura corporal, nos braços, com o desenho de um peixe.
Mais informações sobre o projeto “Rio vai à Escola” podem ser obtidas pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280.
Meio Ambiente – Agência de Notícias