Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” da rede municipal recebe o craque Falcão na Arena Sorocaba

 

 

 

Um grupo de cerca de 400 crianças e adolescentes, estudantes de nove escolas da rede municipal de Sorocaba, teve uma experiência única na manhã desta segunda-feira (31). É que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), proporcionou aos alunos um festival de Futsal, com várias partidas simultâneas na quadra da Arena Sorocaba, localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares, altura do km 106, no Parque Reserva Fazenda Imperial.

Participaram 60 alunos da E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, com o professor Oraci José Silva de Almeida Jr.; 45 alunos da E.M. “Edward Fru Fru Marciano da Silva”, com a professora Francine Jacquier Panise; 25 alunos da E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy, com o professor Carlos Alberto Soares Jr.; 25 alunos da E.M. “ Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, com a professora Juliana França Pereira; 63 alunos da E.M. “Prof.ª Lea Edy Alonso Saliba”, com o professor Natanael Noe Santana; 34 alunos da E.M. “Maria de Lourdes Ayres”, com o professor Eduardo Santos Ribeiro; 37 alunos da E.M. “Maria Ignez Figueiredo Deluno”, com o professor Rafael Agusto Nunes Silva Amadio; mais 21 alunos da E.M. “Prof. Oswaldo de Oliveira” e, ainda, 56 alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero”, acompanhados do professor Edson Francisco Lourenço, todos integrando o projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, na modalidade Futsal.

Eles tiveram a oportunidade de praticar o esporte na Arena Sorocaba e participar do festival esportivo, que promoveu a *integração* entre os grupos das várias escolas envolvidas, contando, ainda, com a parceria da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), por meio do projeto “Caravana Esportiva”, o qual aproxima os estudantes de ídolos do esporte em diversas modalidades. Assim, além da atividade extracurricular, os alunos tiveram igualmente uma grata surpresa: puderam encontrar o craque Falcão, campeão mundial de Futsal e que representou o time de Sorocaba em suas principais conquistas. Ao lado dele, também prestigiaram o projeto e conversaram com as crianças o prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Educação, Marcio Carrara, e o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro de Souza.

“Estes são projetos de grande sucesso, pois ajudam a promover o desenvolvimento dos alunos e estimulá-los à prática esportiva, trazendo inúmeros benefícios para a saúde e o convívio de todos. Esta ação com o craque Falcão vem completar um trabalho maravilhoso da Sedu e também da Sequav, ao valorizar o esporte educacional em Sorocaba”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Educação destacou os impactos positivos da iniciativa e a parceria com a Sequav. “A Sedu oferece, atualmente, 14 modalidades esportivas que são praticadas pelos alunos, sob a orientação dos professores de Educação Física de cada escola que fazem parte do projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Esportivo’, beneficiando cerca de 1.500 alunos. Ao lado da Sequav, com o projeto ‘Caravana Esportiva’, como está acontecendo hoje, conseguimos motivar, ainda mais, os alunos a permanecerem na prática esportiva”, ressalta.

“É muito importante ver tantas crianças praticando um esporte de forma espontânea. Independentemente se vão se tornar atletas ou não, o esporte é uma forma saudável de promover o desenvolvimento infanto-juvenil. Fico muito feliz de estar hoje aqui”, afirmou o campeão Falcão.

“No esporte, todo trabalho de base precisa começar na escola, porque a Educação Física é a porta de entrada para as crianças conhecerem melhor as modalidades esportivas e poderem escolher as que mais se identificam. Além disso, meninos e meninas competem igualmente em todas as modalidades. Isso seria impensável ou muito mais difícil anos atrás. Hoje em dia, não. As meninas têm toda liberdade para escolher o que gostam”, avalia o secretário da Sequav.

“A Constituição Federal traz como prioridade o investimento de recursos financeiros no esporte educacional. Movimentos, como este, da Secretaria da Educação de Sorocaba, para além da prática esportiva, reforçam o direito do esporte para todos e, principalmente, o compromisso com a formação cidadã de nossos estudantes”, completa o professor de Educação Física e idealizador do projeto, Luis Gustavo Maganhato.

Participação dos pais

Vários pais e familiares de alunos participaram do evento. Vieram prestigiar e torcer pela performance dos filhos em quadra. Foi o caso de Ana Cristina de Souza, mãe de Bruno Matheus. “Desde ontem, ele estava muito ansioso para vir. Adora o futebol, mas em casa não tem muito espaço para praticar. Por isso, ele se realiza na escola e eu incentivo muito”, conta.

O casal Vander e Maiara Oliveira estava encantado em conhecer a Arena Sorocaba. “É um dia de muita diversão. O esporte é isso!”, resume o pai.

Rosana Aparecida dos Santos veio com o filho, Luís Henrique, para acompanhar seus toques na bola e dribles em quadra. “Eu tenho visto a evolução dele, desde que iniciou no projeto. Ele estava muito feliz por poder participar. Bastante animado mesmo”.

Ao fim das partidas, todos os alunos puderam tirar uma foto com o ídolo Falcão, o prefeito Rodrigo Manga e os secretários municipais Marcio Carrara e Pedro de Souza.

 

Fotos: Michelle Alves/Secom

 


Educação – Agência de Notícias