Fotos: Sema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), realizou, na semana passada, dias 10 e 11 de janeiro, o curso de férias “Façanha no parque”, no Parque da Biquinha, voltado a 40 crianças de 8 a 10 anos e seus familiares. A programação lúdica e gratuita trabalhou a “Prevenção de Queimadas”.

A escolha do tema teve uma vez que intuito estimular que os participantes reconhecessem os espaços do Parque da Biquinha e da cidade e criassem uma conexão emocional com a natureza, respeitando os cuidados com o meio, oferecendo a oportunidade de conhecerem os riscos ocasionados pela queimada em matas, principalmente nas áreas urbanas.

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, uma vez que a asma, devido à fumaça produzida e pela sujidade lançada na atmosfera, além de danos ao meio envolvente, dizimando fauna e flora típicas do lugar.

Na sexta-feira (10), primeiro dia da programação, divididas em grupos, as crianças fizeram trilha pelo Parque da Biquinha, observando folhas e sementes de diferentes espécies arbóreas, conferiram uma peça de teatro e conversaram sobre o tema desta edição. A garotada também participou da oficina da abelhinha e aprendeu a fazer um brinquedo reaproveitando materiais. Para fechar, a Sema realizou um jogo cooperativo para que eles refletissem sobre atitudes que previnem e também as que causam as queimadas.

Já no sábado (11), em seguida um moca coletivo, pais e filhos participaram de bate-papo sobre queimadas e polinização com materiais biológicos. Outra atividade foi a oficina de globo de sementes, para tratar da valor do reflorestamento de áreas verdes da cidade. Para fechar o curso de férias, houve mais jogos cooperativos. Um deles, o “Teia da Vida”, reforçou a valor da atitude de todos para evitar as queimadas.

A programação também contou com tarefa social de arrecadação de fraldas geriátricas para idosos e acamados, que serão destinadas a entidades cadastradas no Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.

Incentivado por sua mãe, a quiropraxista Fernanda Kelly Rodrigues Melaré, Theo, de 9 anos, participou pela primeira vez do curso de férias “Façanha no parque” e gostou da programação, principalmente da oficina de abelhinha, com materiais recicláveis. Já ela, achou muito lítico o indumento de as famílias participarem das atividades com as crianças. “Foi bastante interessante esse momento juntos. A conscientização dos adultos a reverência de todas as consequências das queimadas foi muito importante”, afirma Fernanda.

Para ela, o contato das crianças com a natureza deveria ocorrer o ano todo: “Mas nas férias, com certeza, é quase que uma “obrigação” para os pais”, aponta. O garoto, inclusive, já tem uma conexão emocional com o Parque da Biquinha, graças à consciência ambiental de sua mãe. Prenhe de Theo, em 2015, ela fez o seu chá de bebê nesse parque e, nesse dia, plantou um ipê. “Agora, depois de dez anos, voltar ao Parque da Biquinha com ele, foi marcante. Inclusive o plantio de árvores cá em Sorocaba é alguma coisa muito possante para mim. Logo que me mudei para cá, em 2011, eu e meu marido participamos de um mutirão de plantio de árvores perto do Parque Tecnológico, que foi um marco para mim, no sentido de produzir raízes nesta terreno que estava me acolhendo”, conta orgulhosa.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (15) 3224-1997.