Professores da rede municipal recebem formação da plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade

Os professores da Rede Municipal participaram, durante o mês de julho, de formações da plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade. Foram quatro encontros virtuais, nos dias 7, 14, 21 e 29, com duração de três horas cada módulo.

De acordo com a plataforma, o curso, que é de livre escolha, apresenta fundamentos, exercícios e soluções para a utilização plena dos materiais disponibilizados na plataforma. Com base nos sete princípios da educação para a gentileza e generosidade, a formação aborda também temas, como: cidadania, diversidade, respeito, sustentabilidade e solidariedade.

“Preparar os professores com base na Metodologia dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade é valorizar as competências sociotransformacionais, que fortalecem o senso de solidariedade para transformar o mundo. Parcerias, como essa, da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, são sementes para polinizar outras tantas redes de ensino”, ressalta Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma.

“Nada mais oportuno e necessário que gentileza e solidariedade, quando falamos de seres em formação. É preciso semear ações que reverberem para e através das nossas crianças”, conta a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Vanessa Marconato Negrão, que também participou das formações.

O secretário da Educação, Marcio Carrara, enaltece a importância das formações. “É fundamental que nossos educadores abordem discussões com temas relevantes, sobretudo, em relação a princípios e valores necessários para enriquecer no comportamento e no conhecimento dos nossos estudantes”, salienta.

A Educação para Gentileza e Generosidade é a primeira plataforma brasileira de educação com metodologia de ensino gratuita para as escolas, com planos de aula adequados às competências socioemocionais propostas na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para as famílias, com aulas práticas com vídeos, leituras e exercícios; para a sociedade, com estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens e, para as empresas, com material de desenvolvimento humano para programas de trainees e treinamentos.

Educação – Agência de Notícias