No ano passado, contamos a história da professora e dona de casa Sandra Ferreira, da comunidade Fazendinha (SP), que construiu um espaço em seu próprio barraco para dar aulas a crianças carentes que ficaram sem aulas durante a pandemia.
“Tudo começou com um projeto que criamos para ensinar as mulheres da nossa comunidade a bordar. Quem tinha filho levava junto, daí começamos a ajudar as crianças nas atividades da escola”, contou a professora ao Razões.
Ela inclusive ganhou uma vaquinha na VOAA para construir uma linda sala de aula e poder atender mais crianças, com o conforto que elas merecem.
Pois bem, durante as entrevistas e bate-papos que tivemos com a Sandra, ela frequentemente demonstrava uma certa vergonha de sorrir e mostrar os dentes.
Ciente disso, a Thainá Prado, produtora audiovisual do Razões Para Acreditar, conversou com seu pai, que é dentista, se ele poderia fazer algo para ajudar ela.
Ele não apenas se dispôs a ajudar, como proveu todo o tratamento dental para ela – gratuitamente!
“Essa semana (11/março) ela estava novamente no consultório e já começou o tratamento. Ela tinha poucos dentes em cima e todos podres, era por isso que não sorria”, explicou Thainá.
“E aí, minha mãe me contou (em off) que a Sandra, com muita vergonha, perguntou pra ela: ‘O Razões tá acertando tudo certinho com vocês?’. Ela não tinha entendido que estava ganhando o tratamento, apesar de meus pais e eu mesma já ter falado pra ela hahaha. E aí quando a minha mãe reforçou ela ficou toda emocionada!”, relembrou.
Na época, Sandra mandou uma mensagem para Thainá agradecendo pela gentileza e contou todas as vezes que ela foi no dentista via SUS. “Ela sentia sempre muita dor, alguns dentistas infelizmente eram muito duros e ela nunca se sentia sendo bem tratada. E agora a Sandra disse que nunca foi tão bem tratada, com tanto carinho e atenção“, disse a produtora.
Eis que na última quarta (6), Sandra concluiu seu tratamento dentário e enfim, tá de sorriso novo!!! Olha só:
“Agradeço muito a vocês pelo carinho e por tudo que estão fazendo por mim. Thainá, o Senhor Ruberlei e a Senhora Gilmara e ao Razões Para Acreditar”, disse a professora.
Para retribuir tanto acolhimento, ela deu até um chocolatinho com uma rosa para os pais de Thainá, gente… Uma fofura que só! 😍
Sandra, você merece o mundo!!! ❤️
Aulas para crianças na pandemia
A paulistana ensinava os meninos e meninas na cozinha da própria casa. As casas da comunidade são barracos feitos de madeira e, com a improvisação do espaço, ela só conseguia atender três crianças por turno.
Não demorou e a demanda aumentou. “Quando percebi, estava com 12 crianças, sem contar que tinham várias querendo participar”, relatou. Para atender todo mundo, ela decidiu construir um quartinho de madeira, uma sala de aula improvisada. Na época, os pais davam uma ajuda financeira para incentivar e manter as aulas de reforço.
A paixão pelo ensino é antigo, desde o tempo em que vivia no Ceará. “Sempre gostei de ensinar. Trabalhei onde morava de professora por 3 anos. Foi o melhor trabalho que tive”, conta, feliz.
Ela entrou no curso de pedagogia em uma faculdade na época em que ensinava, mas parou pois foi morar em São Paulo. Foi quando descobriu que tinha sido vítima de um golpe.
“Pensei que aqui seria mais fácil, mas a carga horária das disciplinas não batia com as faculdades que procurei. Quem terminou a faculdade na minha comunidade descobriu que foi um golpe, que a faculdade não existia”, relembra, que por 2 anos pagava R$ 150 de mensalidade.
Além de tudo isso, ela precisava se manter na capital paulista com o marido e os filhos, morando de favor no barraco de um irmão. “Então a faculdade ficou um pouco distante pra mim. Bom, é isso… enquanto há vida há esperança”, desabafou.
Apesar do golpe de uma faculdade inexistente, Sandra nunca perdeu o amor por ensinar e ser professora. “Sempre gostei de ensinar. Trabalhei como professora por 3 anos, foi o melhor trabalho que tive”, contou ela.
Bolsa de estudos surpresa
E não é mesmo que quem espera sempre alcança? E que honra poder fazer parte disso, Sandra!
Dividimos sua história com a Estácio e sim: Sandra ganhou uma bolsa de estudos para cursar pedagogia na modalidade EAD!
Fotos: Arquivo pessoal
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar