Professora da rede municipal de ensino de Sorocaba participa como palestrante do maior congresso internacional sobre Educação da América Latina

Sorocaba esteve presente, de forma destacada, durante o Congresso Educa Week: “Transformações e Tendências nas Escolas”, realizado na capital paulista, de 11 a 18 de outubro. É a sétima edição do evento, que acontece no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo, na Vila Clementino.

A rede municipal de ensino de Sorocaba foi representada, já na primeira semana, pela vice-diretora da Escola Municipal “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”, Bianca da Silva Leite Souza. Ela integrou, como palestrante, um dos painéis do evento, ao lado dos também palestrantes convidados Rona Hu, da Universidade de Stanford (EUA); Brian Delagado, do Blue Dot Education (EUA); Lúcia Helena Galvão, da instituição Nova Acrópole; e João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. A representante de Sorocaba apresentou o tema “A escola pública do futuro fala a linguagem dos alunos”.

“Sou muito grata por essa oportunidade, que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, está me proporcionando. É uma grande honra participar do Educa Week, maior movimento de transformação em Educação da América Latina. O evento, que reuniu algumas das maiores autoridades da área, no Brasil e no mundo, foi um espaço para contarmos a experiência da nossa escola”, diz a vice-diretora.

O Congresso reuniu mais de 200 líderes da área da Educação, configurando um espaço privilegiado para a discussão de tendências e transformações nas escolas, abrangendo também os desafios para todas essas mudanças. Ao longo dos primeiros cinco dias, foram realizados 50 painéis, em três palcos, sobre os mais variados temas. Além disso, foram oferecidos workshops presenciais e digitais gratuitos para professores em todo o País, nos quais foram apresentados assuntos, como: Gestão eficiente, Gamificação para alunos dos anos iniciais, Metodologias ativas, entre outros. Até o fim desta terça-feira (18), quando termina o congresso, outras palestras e workshops igualmente estão sendo apresentados ao público, que envolve, além de professores, mantenedores e gestores de instituições de ensino.

“O protagonismo de nossa rede de ensino em eventos dessa magnitude demonstra que estamos no caminho certo para uma educação pública de excelência para todos”, ressalta a chefe da seção de acompanhamento dos dados educacionais e formação do Ensino Fundamental da Sedu, Valéria Freitas Pereira de Souza.

Fotos: Sedu/Divulgação


Educação – Agência de Notícias