Os professores da rede municipal de ensino, que atendem alunos com cegueira ou deficiência visual, participaram, nesta sexta-feira (23), no Centro de Referência em Educação (CRE), de uma formação para instruções sobre o uso dos óculos de tecnologia assistiva “Orcam MyEye”. A formação, promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), foi conduzida pelo representante da empesa Mais Autonomia – Tecnologia Assistiva, responsável pelo dispositivo no Brasil, Cleiton de Sousa.
Os óculos, produzidos desde 2010, com tecnologia israelense de última geração, permite transformar textos escritos em descrição de áudio, reconhecer cores, identificar rostos, entre outras muitas funções. O dispositivo de tecnologia assistiva vestível é dotado de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário. O sistema registra uma foto do que está à frente e pode fazer o reconhecimento facial, além de realizar a leitura em voz alta nos idiomas português, inglês e espanhol.
“A tecnologia dos óculos permite acolher e incluir todos os estudantes com deficiência visual, garantindo o direito à educação e um ensino de qualidade e inclusivo no município de Sorocaba”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.
O recurso, disponibilizado nas 56 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede municipal de ensino, conta com o manuseio treinado de mais de 50 profissionais da educação. “Os professores que estão participando são todos especialistas na área de educação especial e estão aqui, não apenas para aprender a utilizar a ferramenta, mas também para repassar o conteúdo aos profissionais das unidades que necessitem da mesma prática para atender os alunos”, conta a chefe de Divisão da Educação Especial da Sedu, Michele Loriano.
“Sorocaba é uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a oferecer essa tecnologia para os alunos com deficiência visual da rede municipal. A ferramenta abre um leque de possibilidades para o acesso a conteúdos a esses alunos, ampliando a viabilidade de utilização de materiais que, anteriormente, não estavam disponíveis, como livros e itens didáticos”, ressalta o representante da empresa Mais Autonomia.
Além da disponibilidade da ferramenta nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas da rede municipal, os óculos também estão disponíveis para a população sorocabana na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista, garantindo a inclusão da pessoa com deficiência e permitindo aos munícipes o livre acesso à cultura e ao conhecimento.
Educação – Agência de Notícias