A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, nesta terça-feira (5/4), o 1º Seminário da Região Metropolitana de Sorocaba de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”. O objetivo foi debater, entre os profissionais das áreas da Saúde, Educação, Esporte e outras relacionadas, o tema “Os impactos da pandemia na obesidade infantil: promoção da saúde no ambiente escolar”, proporcionando uma análise crítica sobre a questão, além de propor soluções dentro desse panorama.
Compuseram a mesa de honra do evento o prefeito Rodrigo Manga, o secretário da Educação de Sorocaba, Marcio Carrara, o secretário de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), Pedro Souza, o vereador Fabio Simoa, representando a Câmara Municipal, além da secretária de Educação de Votorantim, Suad Ribeiro Oliveira, que representou a prefeita do município vizinho, Fabíola Alves. Na plateia, estavam profissionais de Sorocaba e também vindos de várias cidades da região, como Piedade, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Araçariguama, Itu, Votorantim, entre outras.
“É fundamental que mais temas atuais e relevantes, como esse, sejam debatidos, inclusive estabelecendo essa interlocução com a nossa região. Espero que todos esses profissionais saiam daqui, hoje, com metas e objetivos para colocar em prática, levando em conta as informações apresentadas. O problema da obesidade infantil é uma questão muito séria que depende, em grande parte, da atuação desses profissionais que estão aqui”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
“A obesidade infantil é uma questão que se agravou bastante durante a pandemia, embora não seja um problema iniciado agora. Nosso intuito é disseminar ações que ajudem a enfrentar essa realidade, tornando a alimentação, especialmente nas escolas, algo cada vez mais saudável, prevenindo doenças que podem acompanhar a criança até a vida adulta”, completou o secretário da Educação, Marcio Carrara.
Três profissionais que são funcionários públicos municipais foram convidados a apresentar palestras no seminário, abordando diferentes aspectos a respeito da nutrição e de atitudes saudáveis que possibilitam o combate aos efeitos prejudiciais da obesidade infantil.
A psicóloga Vanessa Ponstinnicof, que atua na área clínica e possui mestrado nesse campo pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), abordou, principalmente, aspectos comportamentais relacionados à questão da obesidade infantil e a necessidade da adoção de hábitos saudáveis. “Um aspecto já pesquisado é que pais que praticam atividade física com os filhos ampliam a chance de os filhos levarem esse hábito para a vida adulta”, afirmou a profissional, entre suas recomendações.
A nutricionista Lais Mamede, que atua na área clínica de bebês e crianças, é formada pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral), com especialização em Transtornos Alimentares pelo Ambulim, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e instrutora de Mindful Eating pelo protocolo ME-CL (Mindful Eating-Conscious Living). Ela ressaltou a importância de oferecer às crianças alimentos in natura, de variar as formas de preparo, mas de não insistir, nem obrigar a criança a comer e “raspar o prato”. “Na escola, mas também em casa, é preciso cuidar para diminuir a oferta de alimentos ultraindustrializados”, recomendou.
Fechando o ciclo de palestras, participou também o educador físico Luís Severino Machado, mestre em Educação em Saúde, com especialização em Bioquímica do Treinamento pelo Instituto de Cultura Física de Moscou (RUS) e graduado em Fisiologia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Ele citou uma pesquisa que evidencia a crescente incidência de síndrome metabólica entre crianças e adolescentes e do impacto que isso causa na saúde. “Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a forma mais eficaz de mudar essa realidade é promovendo qualidade de vida às pessoas, é alterando o estilo de vida”, afirmou o profissional.
Em seguida, o público pôde assistir a uma apresentação de “Samba de Coco”, realizada pelo artista e arte-educador Jadson Fernandes dos Santos, mais conhecido como “Seu Maia”. Finalizando o seminário, uma mesa-redonda propiciou a participação do público presente.
Educação – Agência de Notícias