Prefeitura lançará edital do novo “Sabe Tudo @Conecta” para reativação das primeiras oito unidades, após mais de uma década de abandono

Após um período de mais de 12 anos, passando por várias gestões públicas, em que os prédios do antigo Sabe Tudo, em Sorocaba, foram desativados e relegados ao abandono, o atual Governo Municipal, em dois anos, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), publica, nos próximos dias, no Jornal Município de Sorocaba, a CPL 12/2023, com o objetivo de colocar em funcionamento, no segundo semestre deste ano, as primeiras oito unidades do novo “Sabe Tudo Conecta@”.

Nesta primeira etapa de reativação do programa, voltarão a funcionar as unidades localizadas em prédios anexos às escolas municipais do Ensino Fundamental que estão localizadas nos bairros Jardim Santa Cecília, Vitória Régia, Júlio de Mesquita Filho, Éden, Vila Carol, Jardim Santo Amaro, Vila Hortência e Vila Fiori, sendo elas: E.M. “Prof. Amin Cassar”, E.M “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, E.M. “Prof. Luiz Almeida Marins”, E.M. “Prof. Oswaldo de Oliveira”, E.M. “Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes”, E.M. “Duljara Fernandes Oliveira”, E.M. “Quinzinho de Barros” e E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”. Esses prédios passarão por revitalização, com início dos reparos previsto para até 45 dias. Após, gradativamente, também serão retomadas as atividades nas demais unidades pertinentes ao novo programa, sendo que o Município igualmente está em tratativas com o Governo do Estado, sobre os prédios que estão na propriedade estadual.

“Em mais uma frente de trabalho na área da Educação, a Prefeitura de Sorocaba está reativando outro projeto transformador na cidade e retornando à população um serviço que permaneceu parado por mais de uma década, passando por vários governos”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

Em paralelo a essas providências, a Sedu já realizou o planejamento pedagógico que vai nortear as atividades a serem oferecidas como parte do novo programa. A empresa especializada a ser contratada, para a prestação de serviços de estruturação e operacionalização pedagógica e tecnológica dos espaços, deverá promover atividades educacionais nas áreas do pensamento científico, raciocínio lógico, letramento digital, robótica, cultura maker, cultura digital, inovação e criatividade, arte digital e lógica da programação, voltadas a estudantes e profissionais da rede municipal de ensino de Sorocaba.

E, embora deva atender, como prioridade, os alunos das escolas adjuntas aos prédios do “Sabe Tudo Conect@”, também serão atendidos os estudantes de outras escolas da rede municipal, em sistema de agendamento de horários. Todas essas atividades, além disso, devem estar alinhadas com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, além das faixas etárias do público a que se destina.

“Estamos planejando, com todo zelo e carinho, as atividades educacionais a serem desenvolvidas no ‘Sabe Tudo Conect@’, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos uma formação voltada à tecnologia e inovação, além de sempre engajada com o avanço curricular de cada etapa do ensino”, destaca o secretário da Educação, Marcio Carrara.

O gestor administrativo da Sedu, Paulo Bruno, também fala sobre a importância da iniciativa. “A diretriz pedagógica dada ao projeto é de transformar esses espaços em centros voltados à cultura digital e, principalmente, em espaços de inovação na educação pública”, ele finaliza.

Os espaços têm capacidade para receber grupos de até 36 estudantes, por atividade ou oficina, no pavimento térreo do prédio, sendo os demais pavimentos disponibilizados para uso administrativo e outras finalidades educativas ainda em análise. Serão atendidos alunos de toda a rede municipal na etapa Ensino Fundamental, anos iniciais e finais.

Educação – Agência de Notícias