Foi inaugurada, na E.M. Maria de Lourdes Ayres de Moraes, no Jd. Santa Maria, Zona Norte de Sorocaba, a Sala de Leitura “Professora Mara Aleixo”, a quinta unidade em parceria com o projeto “Biblioteca dos Sonhos”, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba (Uniso).
O objetivo desse projeto, criado pelos alunos de Pedagogia da Uniso, Marcelo Killian, Fabiele Lauren dos Santos Oliveira e Maria Julia Gonçalves, sob a coordenação da professora Ana Paula Ponce R. Germano, é elaborar e organizar espaços dedicados ao incentivo à leitura entre os estudantes da rede municipal. Para isso, o espaço foi incrementado, ampliado o acervo de livros e incorporados também gibis, fichas de leituras, além dos itens decorativos e de conforto, que foram adotados para proporcionar aos leitores um local de aconchego e de prazer em estar próximo aos objetos de leitura.
O evento contou com a presença do secretário da Educação (Sedu), Marcio Carrara; da diretora da escola, Mariana de Freitas; da vice-diretora, Camila Rodrigues; da orientadora pedagógica, Ana Paula Alvarenga Tibo de Oliveira; do vereador Salatiel Hergesel, além de outros gestores e professores da unidade escolar e representantes da comunidade, entre eles os familiares da professora homenageada que dá nome à nova Sala de Leitura.
Para conferir o tom certo à cerimônia, os alunos Larissa Bachega Bellintani Gecov, Ingrid Maria Rodrigues da Cruz, Matheus Evangelista de Lima e Pedro Miguel Monteiro Cirilo, do 5º ano da E.M. Maria de Lourdes Ayres de Moraes, fizeram a leitura de trechos de um livro, sob a orientação da professora Rosana Aparecida de Proença.
“Fico muito feliz por estar encerrando aqui, não apenas um ciclo de trabalho, com a entrega da última biblioteca do projeto ‘Biblioteca dos Sonhos’, que teve outras cinco unidades criadas na rede municipal, mas também por estar finalizando, de forma tão bonita, minha trajetória de trabalho na Educação, pois estou me aposentando. Então, o que estou recebendo aqui é um grande presente!”, destacou a coordenadora do projeto na Uniso, Ana Paula Ponce Germano.
O secretário da Educação também comentou sobre o momento especial. “Emociona a todos nós a homenagem feita à professora que nomeia a nova sala, tanto por sua dedicação à escola, bem como por sua recente partida, entre as vítimas da pandemia. Mas ela deixou o seu legado, que será sempre lembrado no nome dessa Sala de Leitura. Em resposta a tantos profissionais dedicados, a atual Administração Pública vem se empenhando muito, nesse um ano e meio, em valorizar a educação. E isso começa pelo RH, pelos quase mil profissionais concursados já contratados nesse período, mas esperamos poder fazer muito mais, cuidando da estrutura das escolas e também de recursos investidos para proporcionar aos alunos uma educação com cada vez mais qualidade”, afirmou o secretário.
A orientadora pedagógica da escola, Ana Paula Alvarenga, lembrou, ainda, que as novidades proporcionadas pela nova Sala de Leitura serão compartilhadas entre um grande número de alunos. “São 975 alunos que terão acesso aos livros e todos os recursos da nossa ‘Biblioteca dos Sonhos’. São 14 turmas do Ensino Infantil, 20 do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, além dos alunos da turma noturna do EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, destacou.
Fotos: Marcel Herrera – Secom
Educação – Agência de Notícias