Localizadas em diferentes bairros e regiões da cidade, unidades escolares visitadas estão entre as primeiras a serem entregues, ainda neste ano, à população.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deverá construir, até o fim de 2023, mais 17 novas unidades educacionais da rede municipal de ensino, que atenderão perto de 4.000 novos alunos. Ao todo, serão 13 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) e mais quatro escolas do Ensino Fundamental. Será a maior quantidade de unidades novas construídas no município em um único ano, simultaneamente.
Com a construção de todas essas novas unidades, a meta é zerar a fila histórica por vagas na rede municipal de ensino na cidade de Sorocaba, em especial na etapa creche. “É uma situação inédita em nosso município, com tantas obras na área da Educação sendo realizadas em um único ano. Nosso objetivo é atender a todas as crianças, do Ensino Infantil ao Fundamental”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.
Nesta terça-feira (28), o secretário da Educação, professor Marcio Carrara, realizou visita a mais três dessas unidades, que estão entre as primeiras a serem entregues à população, acompanhado da arquiteta da Sedu e responsável pelos projetos, Luiza Clivati, além do gestor de Planejamento e Execução da pasta, professor Leandro Aparecido Soares. Nas obras, eles foram recebidos pelo engenheiro Geraldo Dias Batista, da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).
O primeiro local visitado foi na Vila Almeida, onde a nova creche está sendo construída seguindo o modelo estabelecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com recursos vindos do Governo Federal. A creche terá cinco salas de aula, apta a atender até 94 alunos.
A unidade vai suprir a demanda de crianças moradoras dessa região e o projeto da escola contempla várias características, pensando nas necessidades que podem existir no grupo de novos alunos, professores e demais profissionais da Educação que atuarão no prédio. As salas de aula e demais dependências foram desenhadas para atender a comunidade escolar, com todo conforto e segurança: há uma sala multimeios, os banheiros são adaptados para receber as crianças pequenas, têm chuveiros e trocadores no padrão adequado, solário e telas de proteção em metal. Há, também, piso podotátil, para pessoas com deficiência visual e banheiros adaptados destinados a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
“Todos os detalhes foram elaborados para dar respaldo a todo tipo de necessidade especial e garantir o bem-estar de todos”, ressalta o secretário da Sedu.
Em seguida, a comitiva da Sedu esteve no local onde está sendo construída uma das duas novas unidades escolares no Parque São Bento, na Rua Alcino Oliveira Rosa, s/n. Este CEI terá capacidade para receber até 188 alunos do bairro e adjacências. Toda a parte de terraplanagem e redes de água e esgoto estão prontas. Além disso, os perfis de PVC e demais materiais que serão utilizados na construção estrutural do prédio já chegaram e está tudo pronto para iniciar a nova etapa construtiva.
“Temos uma demanda muito importante aqui, no Parque São Bento, que é um dos bairros mais populosos de Sorocaba, por isso, essas duas novas escolas serão muito bem-vindas para responder à demanda local”, comenta o secretário da Educação. Tanto esta, quanto a outra unidade escolar programada para o bairro terão 10 salas de aula e a mesma capacidade, para até 188 alunos.
Por fim, a equipe vistoriou também o novo Centro de Educação Infantil (CEI), no Jardim Novo Horizonte, na Rua Dr. Carlos Castilho Cabral. O local escolhido foi completamente revitalizado e, em breve, terá capacidade para receber até 160 crianças que moram no bairro e arredores.
Educação – Agência de Notícias