A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu a primeira formação de 2023 do projeto “Lugares de Ler”, destinada aos professores da rede municipal de ensino. A ação foi realizada na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, na última quarta-feira (15), e contou com a participação de mais de 170 professores, aptos a atuar como mediadores de leitura nas instituições educacionais do município de Sorocaba.
O encontro foi de planejamento para o ano de 2023 e contou com o acolhimento e a intervenção literária da professora Rita de Cássia, da E.M. “Prof. Irineu Leister”, que também é contadora de histórias. A atividade também teve a participação das professoras Juliana e Cristina de Deus, ambas do CEI-13, que ofereceram suas contribuições para a construção do Plano de Trabalho que envolve o projeto.
O projeto acontece em 101 unidades escolares, envolvendo 180 professores, e beneficia aproximadamente 43.800 estudantes, desde a etapa creche até o Ensino Fundamental anos finais.
“Este é um projeto para nós muito importante, pois o objetivo é despertar na criança algo essencial para a aprendizagem e o seu desenvolvimento, que é o gosto pela leitura”, afirma o secretário da Educação, professor Marcio Carrara.
“Como bem diz nosso mestre da literatura miúda, Manoel de Barros, as coisas devem ser medidas pelo encantamento que produzam em nós e é assim que esperamos avaliar o ‘Projeto Lugares de Ler’, ao fim deste ano, pelo encantamento produzido em cada criança que teve a oportunidade de fazer parte desse universo oferecido pela leitura. Que possamos fomentar o comportamento leitor para além dos ambientes institucionalizados, que o livro chegue a todos os lugares, pois onde há um livro, este é o lugar de ler!”, enfatiza a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu Izaura Mendes.
Outra novidade, ainda, é que os professores deverão utilizar, neste ano, a ferramenta “Google Sala de Aula”, que faz parte do programa Google for Education, e será aplicada para planejamento, monitoramento e avaliação do projeto, por meio de um dos recursos tecnológicos já recebidos pela rede municipal, no ano passado, que são os Chromebooks.
Fotos: Sedu/Diuvlgação
Educação – Agência de Notícias