Fotos: Secretaria da Saúde (SES)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Saúde (SES) e de Governo (Segov), promoveu, no sábado (11), no Caguaçu, uma ação de Integração de Ensino-Serviço pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes).

A iniciativa foi uma ação da Coordenadoria de Educação em Saúde da SES, em parceria com instituições de ensino credenciadas ao Coapes, como os Cursos de Medicina e de Psicologia, da Universidade Paulista (Unip), e o Curso Técnico em Enfermagem, do Grau Técnico, com a promoção do projeto “Saúde na Comunidade”.

Crianças de 5 a 13 anos, acompanhadas por seus responsáveis, público-alvo da ação, contaram com acolhimento de enfermagem, aferição de sinais vitais, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento adequados com medidas antropométricas (peso, altura e IMC), teste de acuidade visual, otoscopia e exame médico de investigação para doenças na infância, como, por exemplo, pediculose e parasitoses.

Durante o circuito de acolhimento multiprofissional, as crianças também participaram de Oficinas das Emoções, em que os psicólogos acolheram sentimentos e proporcionaram escuta ativa.

A ação também contou com o apoio de sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência (UBS São Guilherme), com todos os casos de necessidade de intervenção sendo devidamente encaminhados para continuidade no acompanhamento na rede municipal no Sistema Único de Saúde (SUS). Condutas médicas, como receitas para tratamentos das situações de necessidade, foram emitidas, garantindo a integralidade da assistência prestada.

“Para a nossa equipe é fundamental promover este tipo de ação, pois é a garantia de uma formação de qualidade para o SUS e a verdadeira integração Ensino-Serviço que visa o Coapes. Todos ganham em qualidade: os alunos, as instituições de ensino, a rede SUS e, principalmente, os usuários do sistema”, destaca a enfermeira articuladora do Coapes da Coordenadoria de Educação em Saúde da SES, Karin Cristina de Camargo Oliveira.

Foram realizados, ao todo, 120 procedimentos, entre as oficinas da psicologia e atendimentos individuais de médicos e enfermagem. O projeto contou com o monitoramento presencial dos gestores das instituições parceiras, das equipes das secretarias municipais e do movimento social da área assistida Condomínio Parque da Mata.