A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, nesta quinta-feira (28), no Centro de Referência em Educação (CRE), a palestra “Inteligência Emocional: A habilidade mais buscada no momento”, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para os colaboradores que atuam no local.

O encontro, ministrado pelo analista de negócios do Sebrae, Eduardo Flud, teve como objetivo proporcionar um espaço para reflexões, sob o olhar atento para o cuidar de si e do outro dentro do ambiente de trabalho. Na ocasião, o palestrante esclareceu o conceito de “inteligência emocional”, usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções e pontuou hábitos que auxiliam no cuidado com esses sentimentos.

Durante a discussão, foram expostas atitudes favoráveis no tratamento dos próprios sentimentos, como, por exemplo, tirar alguns minutos durante o expediente para ouvir uma música, fazer uma leitura ou, até mesmo, uma caminhada. “Todo profissional, antes de ser um profissional, é uma pessoa que sente emoções. Constantemente nos esquecemos de que somos as pessoas mais importantes pra nós mesmos. É assim que os sentimentos começam a aparecer. Práticas simples auxiliam no controle das emoções durante a jornada de trabalho”, ressaltou o analista.

A iniciativa buscou potencializar ensinamentos acerca do tema, que colaboram para o bom desempenho nas atividades que são realizadas. “É fundamental igualmente oferecer ações voltadas ao autocuidado. O diálogo oportuniza a exposição de sentimentos e enriquece a convivência e a socialização no ambiente educacional e familiar”, disse a secretária da Educação, Marlene Leite, que também esteve presente na ocasião.

A temática tem sido frequentemente discutida no meio profissional, considerada grande aliada para o bom desempenho das atividades dentro de toda organização. “O indivíduo que desenvolve sua ‘inteligência emocional’ consegue melhores resultados, não apenas profissionais, mas também pessoais, que refletem na assertividade de decisões e no sentimento de bem-estar”, destacou o gestor de Planejamento e Execução da Sedu, Leandro Aparecido Soares.

Para concluir, os participantes receberam um café da tarde, preparado especialmente para somar ao momento de aprendizado. “Essa é uma habilidade muito procurada e que está em alta. É importante sabermos trabalhar de maneira agradável, lidar com as diferenças e desafios do dia a dia, de forma leve e equilibrada. Isso que pretendemos ofertar para todos os colaboradores”, completou a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Mendes.

Fotos: Bruna Franco – Secom