Prefeitura de Sorocaba promove palestra sobre conscientização e prevenção dos transtornos alimentares

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, na tarde desta terça-feira (6), no Centro de Referência em Educação (CRE), uma palestra sobre conscientização e prevenção dos transtornos alimentares, com a psicóloga Fabiana Prado.

A especialista, que falou para profissionais da educação, vice-diretores e nutricionistas, destacou a relação que pode ocorrer dos alimentos no preenchimento de vazios emocionais, bem como suas funções primárias e a prevenção dos transtornos alimentares e suas principais características.

“O diagnóstico precoce do transtorno alimentar contribui grandemente na eficácia do tratamento e na cura. Por isso, é importante prevenir tanto quanto saber identificar e agir o mais rapidamente possível, para reverter alguma situação adversa”, destaca a palestrante.

O encontro também contou com a presença do vereador Cristiano Passos, autor da Lei 12.782, de 24 de abril de 2023, que institui a “Semana Municipal da Conscientização dos Transtorno Alimentares”.

“A palestra é um importante passo para observarmos a forma como nossas crianças e adolescentes estão lidando com a alimentação. Para tanto, eles precisam ser orientados e acompanhados, a fim de evitar que os transtornos alimentares possam causar danos irreversíveis em suas vidas”, conclui a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Patrícia Justo Machado.

Ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A palestra com a psicóloga Fabiana Prado, realizada no CRE, faz parte de uma série de ações que o Município promoverá ao longo do mês, em conscientização e prevenção dos transtornos alimentares. Serão feitas orientações, exposições, palestras e oficinas sobre prevenção e tratamento da obesidade infantil e dos transtornos alimentares em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Confira a programação completa nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba ou no site: www.sorocaba.sp.gov.br.

 

Fotos: Michelle Alves/Secom Sorocaba

 


Educação – Agência de Notícias