Prefeitura de Sorocaba entrega o CEI-109 “Benedicto Pagliato” totalmente revitalizado

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou a entrega e reinauguração, na tarde desta quinta-feira (8), do Centro de Educação Infantil “Benedicto Pagliato” (CEI-109), localizado no Largo do Divino, na Zona Oeste, que foi totalmente revitalizado.

A unidade escolar permaneceu interditada por mais de uma década e estava em estado de completo abandono até o início da atual Administração, quando passou a encaminhar o processo de revitalização do prédio, que, agora, já pronto, tem capacidade para atender até, aproximadamente, 200 crianças da Educação Infantil. Trabalharam no projeto de reconstrução da escola, dentre outros colaboradores, a engenheira Andréa Almeida e a arquiteta Luiza Clivati.

Parte da construção precisou ser demolida, por estar com a estrutura totalmente comprometida. Além disso, a unidade recebeu troca de pisos e telhas, pintura e manutenção geral, incluindo reparos na parte elétrica e hidráulica. O CEI-109 está localizado na Rua Capitão Pedro Tavares, 270, na Vila Espírito Santo, e atenderá crianças que moram nessa região.

Participaram da cerimônia de entrega, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário da Educação, Marcio Carrara, a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini; o chefe de Gabinete do Executivo, Alexandre Caixeiro, que tem uma história pessoal de luta pela reconstrução da unidade; o diretor da escola, Gilmar Felipe; o diácono da Paróquia Divino Espírito Santo, Roberto Sampaio; além de gestores e servidores da Sedu, os educadores e demais funcionários da unidade escolar e moradores do bairro. A solenidade contou, ainda, com alguns convidados especiais: Dona Vera Lúcia, viúva do patrono da escola, e seus filhos, Juliana e o empresário e radialista Francisco Pagliato Neto.

“Nós temos a certeza de que investir na Educação é investir no futuro do País. Por isso, estamos tão felizes em realizar a entrega de mais esta escola, que, além de passar por uma reforma completa, já recebeu equipamentos modernos, como as lousas digitais, terá internet funcionando em todas as salas, tem também um playground totalmente novo e inclusivo para atender nossas crianças, entre outros recursos tecnológicos”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga. “Sorocaba é uma cidade que, atualmente, vem recebendo muitos prêmios e reconhecimentos e estou certo de que isso também se deve a homens honrados, como o Sr. Benedicto Pagliato, que dedicaram a vida ao desenvolvimento deste município”, completou.

“A reconstrução desta escola é resultado de um sonho coletivo, que a atual Administração se empenhou em tornar realidade. As crianças e os educadores são os tesouros da nossa sociedade. E, agora, nossas crianças e toda a nossa equipe poderá desfrutar desse investimento, que é o melhor, mais justo e mais bonito que pode acontecer, pois é em educação”, afirmou o diretor do CEI-109.

Francisco Pagliato Neto, também chamado carinhosamente de Kiko, falou emocionado sobre a trajetória do pai, que empresta seu nome à escola. “Além de empresário, meu pai foi também professor e me ensinou que educação não se faz sem professores, sem os profissionais da limpeza, da administração, enfim, educação se faz com pessoas. Acho importante que as crianças que estudam aqui conheçam um pouco de quem dá o nome à sua escola. E penso também que será importante, além disso, que a escola privada possa dar as mãos para a escola pública. Como gestor de escola há 29 anos, acredito que a escola terá muito mais a aprender com a pública do que o contrário. E fico muito feliz de estarmos aqui, hoje, eu e minha família, recebendo esta homenagem que, para nós, é motivo de orgulho”, ele concluiu.

Após as falas, autoridades e familiares do homenageado descerraram a placa de reinauguração da unidade escolar. A cerimônia foi concluída com uma graciosa apresentação de dança de um grupo de crianças da escola. Depois, cada uma recebeu como lembrança um livro infantil.

Fotos: Michelle Alves/Secom


Educação – Agência de Notícias