Construção, que tem previsão de ser concluída ainda em 2023, abrigará um Centro de Educação Infantil (CEI), com capacidade para atender cerca de 100 alunos.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, na manhã desta quarta-feira (8), o início das obras de construção de uma nova Pré-escola no bairro Iporanga 2, na Zona Industrial da cidade. O futuro prédio deverá abrigar um Centro de Educação Infantil (CEI), com foco na etapa de Pré-escola, atendendo crianças, principalmente, na faixa etária de quatro a cinco anos. Trata-se de um dos 13 novos CEIs e mais duas novas escolas do Ensino Fundamental previstos para serem construídos ao longo deste ano de 2023. Com todas essas obras, a Sedu deverá somar mais cerca de 3 mil vagas à rede municipal de ensino.
A data escolhida para o anúncio coincidiu com as celebrações do Dia Internacional da Mulher. Para homenageá-las, a cerimônia contou, ainda, com a apresentação musical do saxofonista Davi Lima e a distribuição de rosas a todas as mulheres presentes.
Em um gesto simbólico de reconhecimento da importância da mulher, o prefeito Rodrigo Manga entregou pessoalmente botões de rosa às trabalhadoras da Coopereso, cooperativa que atua junto à Prefeitura, em várias frentes no município.
Ao lado do prefeito, estiveram igualmente presentes no anúncio da obra o secretário da Educação (Sedu), Marcio Carrara; o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador e líder do Governo na Câmara, João Donizeti; o empresário e proprietário da empresa parceira na realização do projeto, Conegero Engenharia e Construções Ltda., Edson Mateus Conegero; o líder comunitário Gilson da Saúde, além de moradores e outros convidados.
Cada moradora também recebeu uma rosa, simbolizando o cuidado, carinho e respeito dedicado às mulheres. A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela TV Prefeitura, estando disponível nas redes sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba).
“Quero começar agradecendo todas as mulheres, pois sabemos do valor e da capacidade que todas têm. Elas, muito mais que os homens, têm a habilidade para desenvolver múltiplas tarefas e um olhar carinhoso e atento a todos os detalhes, com muita eficiência e sensibilidade. Por isso e muito mais, temos que valorizá-las todos os dias de nossas vidas, não apenas nesta data”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
E o secretário Marcio Carrara lembrou que a construção de uma nova escola no bairro, que vai ofertar mais vagas às crianças e deixar as mães e responsáveis mais próximas de suas casas, também é uma forma de valorizar as mulheres e a família, como um todo. “A comunidade pediu esta escola e, felizmente, a Prefeitura está conseguindo atender. Assim como muitos outros projetos desta Administração, que já se tornaram ou estão se tornando uma realidade. E são também duas mulheres, a engenheira Andréa e a arquiteta Luiza, as responsáveis pela elaboração deste lindo projeto de construção. Ao todo, teremos 12 escolas feitas a partir do zero, como esta, e outras três partindo da revitalização total de antigos prédios. Sem esquecer que nossa rede, atualmente com 176 escolas, ficaram cerca de 20 anos sem manutenções preventivas, algo que também já estamos realizando, com o compromisso de atender a todas as unidades”, concluiu.
A munícipe Expedita de Moura, que estava acompanhada do seu neto, Vitor Miguel, de oito anos, foi uma das muitas pessoas presentes que aprovaram e elogiaram a iniciativa, aguardada há muitos anos pela população. “Este é um bairro que está crescendo muito, então, a escola é muito bem-vinda, porque vai atender muitas crianças que moram nesta região”.
Fotos: Michelle Alves/Secom
Educação – Agência de Notícias