Fotos: Letícia Nara
Com 28 mulheres concluintes, a iniciativa terá novas edições nos meses de agosto e novembro de 2025
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) realizou, no sábado (10), a formatura da primeira turma do Empretec Mulher, programa voltado exclusivamente à capacitação de mulheres empreendedoras. Ao todo, 28 participantes concluíram a formação. O encerramento da turma aconteceu na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).
Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo Sebrae, o Empretec é um dos programas mais reconhecidos na formação de comportamentos empreendedores. Com foco em desenvolver habilidades práticas e ampliar o potencial de negócios, o curso foi direcionado, nesta edição, ao público feminino, como parte do compromisso da atual gestão com a valorização da mulher e o incentivo ao empreendedorismo local.
Diante do número de adesão e dos resultados alcançados, a Prefeitura confirmou a realização de mais duas turmas ainda este ano, com início previsto para os meses de agosto e novembro.
“Qualificar mulheres é prioridade da nossa gestão. O sucesso desta primeira turma do Empretec mostra a força do empreendedorismo feminino em Sorocaba. Seguimos firmes com novas formações em agosto e novembro”, afirmou o secretário de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis.
O encerramento contou com a participação das formandas, representantes da Prefeitura e do Sebrae. Entre as homenageadas, Mayara Toti, uma das participantes do programa, destacou a transformação proporcionada pela formação. “Estou saindo do Empretec satisfeita e realizada. Agora eu estou ciente de onde eu estava falhando no meu negócio e sei como mudar tudo isso. Tenho certeza que vou conseguir virar o meu negócio e fazer ele crescer e expandir ainda mais”, disse.
O Empretec Mulher faz parte de uma série de iniciativas da Prefeitura de Sorocaba voltadas à capacitação profissional e ao fortalecimento da economia local com inclusão e equidade de oportunidades.