Prefeitura de Sorocaba atenderá alunos da E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado” na sede da Comunidade Kolping e anuncia quatro novas unidades escolares para a região do Éden

 

Com a presença da comunidade da região do Éden, o prefeito Rodrigo Manga assinou, na noite desta terça-feira (1), o termo de cessão de uso para que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), utilize a sede da Comunidade Kolping Padre Justino do Éden para abrigar, em breve, as dez turmas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”, que, desde o ano passado, frequentam, de maneira temporária, as aulas nas salas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.


O ato foi realizado na Comunidade Kolping, localizada no Jardim Jatobá, com a presença do vereador João Donizeti, líder do governo na Câmara Municipal, e dos secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Marcio Carrara (Educação), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno da Silva, da diretora da Comunidade Kolping Padre Justino do Éden, Daniela Duarte, do gestor da Obra Kolping Estadual de São Paulo (OKE-SP), Everton Miekusz Salgado de Vasconcelos, e do diretor da E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”, José Roberto Martinez.


“Agradeço a oportunidade de estar aqui, com vocês, e assinar esse termo, que é muito importante. Tenham a certeza que a atual Administração está preocupada com a região do Éden e vai fazer o que nenhuma outra gestão fez por vocês”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, antes da assinatura do termo.


O vereador João Donizeti reforçou junto à comunidade o comprometimento da atual Administração com o Éden e região. “Essa conversa é muito importante para esclarecer e para que o prefeito possa dar essa boa notícia e tranquilidade a vocês”, afirmou o vereador.


O secretário Marcio Carrara explicou aos moradores todo o trabalho que a Secretaria da Educação vem realizando, desde janeiro do ano passado, e que a situação atual é resultado da falta de planejamento de administrações anteriores. O titular da Secretaria da Educação também detalhou aos pais dos alunos atendidos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade que o espaço da Comunidade Kolping receberá adequações e melhorias para, em seguida, dar início ao atendimento das crianças. As obras terão início nesta quarta-feira (2) e a previsão é que os alunos já estejam na nova unidade em 60 dias. Enquanto isso, os estudantes continuarão sendo atendidos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade.


“Estamos comprometidos em resolver essa questão e estamos dando um passo adiante para dar condições melhores às nossas crianças, até que sejam entregues as novas unidades aqui, na região”, afirmou o secretário da Sedu.


O prédio da Comunidade Kolping será adaptado para receber as salas de aula e ganhará um playground acessível, além do serviço de pintura. O prefeito também solicitou ao secretário Carrara que o novo espaço conte com vigia 24 horas e que seja a primeira escola a receber o monitoramento inteligente para a segurança da comunidade, após a implantação do projeto na cidade.


Duas escolas e duas creches novas para a região


Além da utilização da Comunidade Kolping Padre Justino do Eden para atender as dez turmas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”, a Prefeitura de Sorocaba informou aos moradores como está o andamento dos quatro novos equipamentos que serão entregues para atender a demanda educacional da região do Éden.


Uma das unidades, que vai atender o Ensino Fundamental I, funcionará em um espaço desapropriado, na Rua José Flaquer, 975, no Jardim Boa Esperança, e homenageará a professora Renata Cabrerisso, que faleceu em 2018, em um acidente de trânsito. O local, primeiramente, passará por adaptações e melhorias. De acordo com a Sedu, o projeto está em fase de estudo das manutenções e a previsão é que a unidade seja inaugurada em 2023, com 10 salas de aula.


Uma segunda unidade para atender o Ensino Fundamental I será construída no Jardim Amália. A escola terá 20 salas de aulas e está, no momento, em fase licitação, com prazo de 15 meses para a execução das obras. Já, as duas creches serão construídas no Jardim Itália e no Jardim dos Pássaros e estão, no momento, em fase de elaboração de projeto.


Sobre a E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”


No início de 2021, a Secretaria da Educação reativou a E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”, que estava com o funcionamento paralisado desde 2016, devido à baixa demanda. Ao longo dos anos seguintes, o prédio dessa escola foi vandalizado, tornando-se, a partir de 2019, um local impróprio para receber os estudantes, o que levou à sua desativação.


A Sedu, em 2021, então firmou parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Éden, que disponibilizou os espaços para o atendimento temporário das aulas para dez turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Para isso, o espaço passou por adaptações.


Paralelamente, a Sedu realizou, no ano passado, a revitalização da E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado, que atende cerca de 240 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A unidade recebeu um investimento de mais de R$ 570 mil e a obra foi entregue pelo prefeito Rodrigo Manga, em novembro de 2021.


A escola recebeu serviços de troca de pisos e do telhado; reparos em alvenaria; substituição de portas e batentes; substituição de reservatório; reforma na parte hidráulica, com trocas de metais; instalações elétricas e pintura interna e externa do prédio.

 

 

Fotos: Michelle Alves/Secom Divulgação

 


Educação – Agência de Notícias