Novo cardápio da alimentação escolar na rede municipal de Sorocaba ganha mais alimentos in natura e evita doces e ultraprocessados

A Secretaria de Educação (Sedu), por meio da Seção de Alimentação Escolar, trabalha no planejamento, coordenação, acompanhamento e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Município de Sorocaba. O intuito é oferecer uma alimentação sempre saudável, equilibrada e adequada aos estudantes, além da promoção de ações para a aquisição de bons hábitos alimentares e a garantia da segurança alimentar para todos os mais de 60.000 alunos matriculados na rede municipal de ensino e entidades conveniadas.

Esse novo conceito já vem sendo aplicado desde o início de março deste ano, com o novo contrato da alimentação escolar, que atende integralmente à nova Resolução CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020, do Ministério da Educação. Esta nova resolução apresenta mudanças significativas nos cardápios escolares, aumentando a oferta de alimentos in natura (frutas, legumes e verduras) e evitando o consumo de alimentos ultraprocessados, assim como reduzindo a oferta de pães, bolos, biscoitos e açúcar, visando promover a alimentação saudável, no intuito de diminuir a incidência de doenças crônicas associadas à obesidade, tais como diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

Ainda, com o objetivo de ampliar a promoção de uma alimentação cada vez mais saudável no ambiente escolar, a Seção de Alimentação Escolar também inseriu no cardápio alimentos, como peixes e os integrais.

“Vale destacar que os cardápios são elaborados de forma cuidadosa e criteriosa por nutricionistas vinculadas à Seção de Alimentação Escolar da Sedu, a fim de contemplar todas as necessidades alimentares, assim como as exigências trazidas pelas legislações atuais”, explica o chefe de Divisão, Leandro Lemos.

“Em longo prazo, a comunidade escolar perceberá que as mudanças trazidas pela nova Resolução terão um grande impacto na saúde e construção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. Este é nosso principal propósito”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Foto: Divulgação

Educação – Agência de Notícias