Cápsulas de dormir que parecem ter vindo do futuro foram instaladas em uma cidade da Alemanha para proteger do frio pessoas em situação de rua nas noites de inverno.
A cidade de Ulm instalou esses pequenos abrigos, do projeto Ulmer Nest, no último dia 8 de janeiro, em parques e outros lugares onde os sem-teto dormem com frequência.
Feitas de madeira e aço, as cápsulas oferecem proteção contra o frio, vento e umidade. São equipadas com isolamento térmico, painéis solares e podem abrigar até duas pessoas.
Uma coisa muito bacana é que as cápsulas estão conectadas a uma rede de rádio que permite a seus ocupantes se comunicarem sem depender de redes móveis.
O designer das cápsulas, Flaco Pross, explica que é só chegar e entrar. A pessoa não precisa preencher nenhuma papelada ou fazer check-in.
Um sensor de movimento avisa uma equipe de assistentes sociais quando a escotilha de acesso abre e fecha.
A associação de caridade Caritas Ulm-Alb-Donau, ou membros do Ulmer Nest, são notificados de que alguém passou a noite ali.
No dia seguinte, visitam à cápsula para garantir que esteja vazia e, então, convidar o usuário a participar do serviço de atendimento aos moradores de rua da cidade.
Vale lembrar que não existem câmeras dentro da cápsula, mantendo a identidade do usuário em anonimato. Caso a cápsula seja danificada, a fundação Caritas realiza os reparos para que possa ser usada na noite seguinte.
Pross diz que as cápsulas oferecem aos usuários um abrigo temporário, ao mesmo tempo que possibilitam a instituições de caridade um contato direto com a população de rua e a oferta de ajuda.
Conheça a história de quatro mulheres que revolucionaram seus destinos, decidiram empreender em momentos de dificuldade e voaram alto!
Fonte: Daily Mail
SOCIAL – Razões para Acreditar