Fotos: Divulgação Serpo

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Educação (Sedu), recebeu, em março, visitas de representantes de outras cidades interessadas em conhecer o modelo de construção adotado em novas escolas municipais, em Concreto PVC. São 20 projetos de unidades de ensino nesse modelo, dos quais 17 já executados no município.

Em 14 de março, o vice-prefeito de Cajamar, Régis Souza, visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) 142, assim como representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e da equipe de Engenharia e Obras do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

No dia 20 de março, o prefeito da cidade mineira de Mateus Leme, Renilton Coelho, acompanhou uma das obras em andamento, para conferir a tecnologia adotada com Concreto PVC. Ele esteve acompanhado da secretária municipal de Educação daquela cidade, Fátima Gaia, recepcionados pelo engenheiro Geraldo Dias Batista, da Serpo.

Na quinta-feira (27) foi a vez do secretário municipal de Educação da cidade gaúcha de Estrela, Paulo Gustavo Sehn vir a Sorocaba, ocasião em que foi recebido pelo secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

Ao passo que na sexta-feira (28), o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabrício Moura Moreira, esteve em Sorocaba com o mesmo propósito, e foi recebido pelos secretários da Educação (Sedu), Clayton Lustosa, e da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa, além do engenheiro Geraldo Dias Batista, responsável pela fiscalização das obras que utilizam o novo modelo de construção.

A tecnologia construtiva em Concreto PVC é considerada um avanço na construção civil e é adotada em prédios públicos de Sorocaba desde 2017, gerando economia em energia elétrica e, principalmente, em manutenções dos prédios públicos. Os engenheiros da Serpo, Henrique Deliberali e Edilson de Arruda, são os pioneiros na implantação dessa metodologia em Sorocaba.

Os projetos seguem as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas especificamente a NBR 17077, que trata da construção de paredes estruturais feitas em painéis de PVC, preenchidos com concreto. A normativa estabelece requisitos e procedimentos para o projeto, incluindo execução e controle dessas estruturas.