Segundo uma surpreendente pesquisa feita pelo departamento de agricultura dos Estados Unidos, 1 em cada 10 veteranos de guerra vivem em situação de insegurança alimentar. O número aumenta para 2 em cada 10 entre veteranos com alguma deficiência.

Para mudar esse triste cenário e atender tantos ex-soldados que vivem à beira da fome, militares aposentados do Exército norte-americano se uniram para ajudar seus ex-colegas de posto em dificuldades.

Um dos primeiros a abraçar a causa foi Dionisio Cucuta, Jr., 62 anos, um ex-cozinheiro da Marinha americana que tem usado seus dotes culinários na empreitada. Desde março do ano passado, ele serve – gratuitamente, – refeições por meio da ONG Table to Table.

Nos últimos dezoito meses, quase 3 milhões de pratos foram doados para cerca de 3 mil famílias – 300 delas, de veteranos.

Servir quem serviu com a própria vida

Nos EUA, dezenas de organizações sem fins lucrativos fazem um trabalho permanente de doação de alimentos à famílias de militares em necessidade.

Muitas dessas ONGs também ajudam reservistas e outros profissionais de segurança, como guardas. Uma delas é a “Feed our vets” (Alimente nossos veteranos) e “Feed the vets” (Alimente os veteranos), que atua somente no estado do Arkansas.

Desde 2009, elas ajudaram 30 mil famílias de militares em todo o solo estadunidense – desde assistência escolar à moradia.

É um dado chocante saber que 130 mil veteranos estão sem casa nos EUA e passam algum tipo de dificuldade para comer. “Uma em cada três pessoas sem lar na América é veterano”, lamentou a Feed our Vets.

A instituição convida voluntários para atender comunidades carentes e esquecidas, com entrega de cestas básicas e cartões-mercado para compra de alimentos. Se depender dessas organizações, nenhum veterano há de passar necessidade!

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: Jornal de Mato Grosso
Fotos: Arquivo pessoal / Dionisio Cucuta Jr

SOCIAL – Razões para Acreditar