
Fotos: Divulgação
O projeto Metareciclagem, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Prefeitura de Sorocaba, entregou 20 celulares com carregadores para o programa Conecta Elas, na manhã desta terça-feira (23). A ação mostra como o descarte correto de lixo eletrônico pode transformar vidas, preservando o meio ambiente ao mesmo tempo em que oferece importante apoio social às mulheres.
Os aparelhos celulares, doados por moradores e empresas, passaram por um processo completo de logística reversa, sendo consertados, formatados e testados pela equipe do Metareciclagem, ficando aptos para o uso seguro.
No projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico se uniu aos programas “Protege Mulher” e “Conecta Elas”, da Secretaria da Mulher (Semul) para a entrega dos celulares. Isso garante a inclusão digital de mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo que elas acessem cursos online, busquem vagas de emprego e usem serviços de saúde. Além disso, o celular é um canal direto para a segurança e proteção contra a violência.
Com essa ação, o lixo eletrônico que poluiria a água e o solo com metais pesados vira uma ferramenta de cidadania, de impacto social positivo, e incentiva doações para destinação adequada.
O Metareciclagem reforça que é muito importante que o aparelho doado esteja desbloqueado para que os técnicos possam fazer as formatações necessárias para ser utilizado.
Confira, abaixo, os locais de arrecadação de celulares:
– Secretaria da Mulher – Av. Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, das 8h às 16h;
– Projeto Metareciclagem – Av. Armando Sales de Oliveira, 762 x R. Araçatuba, 171, na Vila Trujillo, das 8h às 16h;
– OAB – Sorocaba – Rua Vinte e Oito de Outubro, 840, no Alto da Boa Vista, das 8h às 18h.













