Já era tarde da noite quando o pequeno Baruk Fernandes, de 3 anos, convenceu sua família a sair de casa para ajudar três pessoas em situação de rua de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).

No último dia 20, o menino estava voltando de uma festinha com os pais quando viu três homens dormindo na calçada. Aquela imagem ‘grudou’ na cabeça dele, despertando sua curiosidade.

Ao chegar em casa, Baruk fez uma videochamada com sua avó, que mora no mesmo condomínio e costuma aconselhá-lo quando a criança se sente confusa.

“‘Vovó, você tem alguns biscoitos que possa me dar?’, lembrou dona Jurema Alves. “Falei: ‘Tenho, sim, você está com fominha?’ Aí ele falou: ‘Não, vovó, é para levar para uns amigos meus que estão com fome’”, narrou a idosa.

A conversa deixou Baruk ainda mais entusiasmado, e ele começou a fazer várias para Marcele, sua mãe. “Ela não conseguia explicar por que aquelas pessoas não tinham casa, comida ou roupa quentinha”, contou a vovó.

Não demorou muito para o menino ligar para outros parentes e pedir doações para encher sua mochilinha com biscoitos, sanduíches e sucos.

À meia-noite de sexta-feira (21), o garotinho de 3 anos liderou sua família até aquela mesma calçada onde encontrou as pessoas em situação de rua.

Lá, distribuiu os lanches alegremente, com o coração agradecido.

Na noite seguinte, pediu uma nova doação aos seus amigos. “A gente podia fazer uma sopinha”, propôs Marcele.

“Eu vou levar todo o biscoito na minha mochila para eles. A gente podia levar uma roupa do papai, boné, calça”, sugeriu o garoto, em um vídeo divulgado pela mãe nas redes sociais.

“Vamos. Só deixa só fazer uma cartinha aqui rapidinho”, completou Baruk.

Fonte: G1
Fotos: Reprodução/TV Globo

SOCIAL – Razões para Acreditar