Mais de 90 detentos não retornam após benefício de “saidinha” de fim de ano na região de Sorocaba

Área externa de presídio de Sorocaba, em 2022 — Foto: Reprodução

Mais de 90 detentos que foram beneficiados pela saída temporária de fim de ano na região de Sorocaba (SP) não retornaram às unidades prisionais até a última sexta-feira (5). Este benefício, previsto na Lei de Execução Penal, foi autorizado pelo Poder Judiciário, contemplando um total de 2.678 reeducandos em unidades prisionais de Capela do Alto, Iperó, Porto Feliz, Sorocaba e Votorantim.

O período de concessão do benefício ocorreu entre 22 de dezembro e 2 de janeiro. Contudo, 96 presos não cumpriram a determinação de retorno às unidades após esse período, sendo agora considerados foragidos da Justiça e perdendo os benefícios do regime semiaberto.

Na primeira semana do ano, quatro detentos perderam o direito à “saidinha” ao serem flagrados em “pancadões” durante as celebrações de Ano Novo em Sorocaba (SP). Entre os infratores, três estavam participando de eventos após o horário permitido pela portaria, que estabelece que os beneficiados devem permanecer em casa entre 19h e 6h.

O quarto detento foi abordado em um bar localizado em uma cidade diferente daquela que ele havia informado como local de permanência com a família durante o período da saída temporária.

Com informações do G1