Um misto de jogo, brincadeiras e diversão, a Queimada oferece fundamentos que podem servir de base para várias outras práticas esportivas. Sem falar que consome energia, movimenta e socializa os participantes, além de ser extremamente divertida. E tudo isso pôde ser vivenciado pelos alunos do 4º e 5º anos da E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”, que participaram, na manhã de terça-feira (29), de uma atividade especial proposta pela escola, no Centro de Referência em Educação (CRE), sede da Secretaria da Educação (Sedu). A modalidade, que vem sendo praticada por esses alunos desde o início do ano letivo, com a implantação do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” na rede municipal, recebeu elementos diferentes nesse dia de atividade extra. Além de ser jogada sobre um brinquedão inflável, que reproduz, de forma lúdica, uma quadra com traves, a bola tradicional foi substituída por bexigas d’água.
Organizados em equipes, os alunos já chegaram animados, logo cedo, ao ambiente diferente e estavam ansiosos para participar de diferentes rodadas do jogo. No local, foram recebidos pelo secretário da Educação, Marcio Carrara, que elogiou a iniciativa. “Este é mais um projeto de sucesso que está acontecendo nas escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba e que, por isso mesmo, já temos plano de ampliar, a partir do próximo ano letivo. O ensino da prática esportiva, fora do turno regular de aula, tem gerado frutos extremamente positivos, ao inserir a atividade física no cotidiano escolar dos alunos envolvidos, ampliar o tempo de permanência na escola, com segurança alimentar, ao oferecer uma refeição complementar, e estimular, de forma muito saudável, o desenvolvimento dos alunos também pela prática esportiva.”
“Trabalhar com a modalidade foi uma oportunidade importante para incluirmos nossos alunos no projeto ‘Eu Pratico Esporte’, que vem entusiasmando todos os participantes”, conta a professora de Educação Física da escola, Mara Pires Sudário. “Além da atividade esportiva, também incluímos os temas necessários ao esporte, como o respeito pelo outro, o fair play, saberem ganhar e perder”, ela completa.
“Antes, eu tinha medo de jogar, por não conseguir me enturmar. Agora, já estou enturmado com todo mundo e adoro participar”, disse o aluno Lorenzo, de 11 anos. Sua colega Maria Júlia, de 10 anos, já havia jogado três vezes na ação do CRE e estava ansiosa para jogar novamente. “Estou adorando! Na escola também é muito bom praticar esse esporte. Quero dar continuidade. E estou muito melhor do que quando eu entrei. Sei me defender e também atacar”, revelou a aluna.
O diretor da escola, Diego Moraes Benegas, também acompanhou a equipe da E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”. “Estamos muito felizes com essa oportunidade que a Sedu está proporcionando às crianças do projeto ‘Eu Pratico Esporte’, na modalidade Queimada. É uma atividade diferenciada e estamos vendo o engajamento dos alunos, todos interessados em participar. É importante reconhecer esse envolvimento dos estudantes no projeto, pois sabemos da importância da atividade física para o desenvolvimento deles. Estamos utilizando recursos da APM (Associação de Pais e Mestres), por meio do Fundo Rotativo da Escola. Por isso, é muito importante ver todo esse envolvimento também dos pais”, afirma o diretor.
A E.M. “Tereza Ciambelli Gianini” está localizada na Av. Rio Claro, 350, Nova Sorocaba, na Zona Norte.
Fotos: Rose Campos/Secom
Educação – Agência de Notícias