Jardim do Bulbasauro ganha 14 árvores

Mudas de árvores de mais de 1,5 metro de aroeira-salsa, pau-ferro, sangra d’água, ipê-rosa, ipê-branco, jacarandá e quaresmeira foram plantadas na manhã desta segunda-feira (21) no Jardim do Bulbasauro, localizado no Jardim Europa, às margens do Córrego da Água Vermelha. A ação foi realizada pelos moradores e contou com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que levou 14 exemplares arbóreos produzidos no viveiro municipal, além de insumos e tutores para o plantio.

Idealizado de forma voluntária pelo publicitário Tiago Rodrigues e instalado há três meses na Avenida Londres, bem embaixo de uma sombra gostosa de uma açoita-cavalo, o novo espaço vem chamando a atenção da população de Sorocaba e também da região. Isso porque o “jardim” conta com uma escultura de um vaso, feito pelo pai de Tiago, com o personagem Bulbasauro, do Pokémon, que é conhecido por carregar planta nas costas.

É sempre muito importante apoiar iniciativas como essa, da própria comunidade, que além da questão da preservação do meio ambiente, do incentivo ao plantio de árvores, traz a valorização do espaço público”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Tavares da Mota. “Promover plantios como esse é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e assim ajudar na preservação na natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios”, completa.

Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Já o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) entende que iniciativas como essa colaboram bastante para a preservação das margens e do leito de córregos, como esse da Água Vermelha, pois são um incentivo para que as degradações não mais ocorram, visto que mensalmente a autarquia retira toneladas de todo tipo de lixo, no trabalho periódico que desenvolve em todos os cursos d’água da cidade.

Foi uma ação muito importante e simbólica para a nossa região. Ver que um projeto criado pela vizinhança foi acolhido e apoiado pelo poder público é reforçador. Além de trazer mais beleza, literalmente estamos plantando uma ideia de futuro. Ocupar e cuidar do espaço em que convivemos é um poderoso exercício de cidadania”, destacou Tiago. Além dele, participaram da ação a terapeuta Heleni Garrido, a professora Claudia Favero, o biólogo e professor Herbert Rudolfi e a professora Jéssica Cimatti.

No Jardim do Bulbasauro ainda há vasos, comedouro para pássaros, flores, plantas medicinais, árvores frutíferas e até Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), tudo cultivado com muito carinho pelos moradores locais. No vaso do Bulbasauro, os visitantes encontram uma placa com QR Code, que ao acessar com o celular, uma missão especial é dada com uma mensagem de preservação do meio ambiente. O jardim ainda conta com uma página no Instagram (@jardim_do_bulbasauro), com fotos dos visitantes e das ações realizadas no local.

De acordo com a Sema, uma equipe da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização está programando a manutenção no local, com roçagem, para a primeira semana de janeiro.







Meio Ambiente – Agência de Notícias