Usando a popularidade nas redes sociais a seu favor, o influenciador Carlos Diego da Silva, 33 anos, o “Diego Tripinha”, tem transformado a vida de pessoas carentes no bairro Lagamar, em Fortaleza (CE).

Diego acumula mais de 150 mil seguidores no Instagram, onde faz divulgação de empresas em troca de doações para os moradores da comunidade onde ele morou a vida inteira.

Os primeiros pagamentos pelos posts patrocinados foram convertidos em lanches doados, conta Carlos. Nas ações seguintes, ele passou a aceitar parcerias sociais, como de uma marmitaria de Fortaleza que envia, a cada quinze dias, 100 quentinhas para distribuição gratuita entre as famílias do bairro.

O propósito do ‘influencer’ é simples: promover a mudança na vida de outras pessoas abrindo mão do lucro.

Todas as doações que o Diego recebe são de empresas que ele mesmo vai atrás e faz parceria.

Ele contou que desde pequeno enxergava as dificuldades de vizinhos e conhecidos, inclusive da própria família.

No entanto, não tinha condições financeiras de fazer nada a respeito.

E vendo a possibilidade de ir um pouco mais longe, Diego começou a abraçar outras causas. Ele lembra da ajuda que deu para o garoto Carlos Eduardo Uchôa Carvalho, de 09 anos, o “Dudu”.

O menino precisava de uma cadeira de rodas, mas as condições da família não permitiam. O tio do Dudu procurou Diego, que se prontificou na mesma hora para ajudá-lo.

Diego lembra que a história de Dudu o marcou como uma lição de vida. “Ele recebeu a gente com um sorriso no rosto que não pareceu, em nenhum momento, estar triste com aquela situação”, diz.

Para o influenciador, o valor era um desafio: R$ 22 mil. Diego explicou que até aquele momento nunca tinha arrecadado tanto em doações, mas não desanimou.

Ele literalmente bateu e de porta em porta pedindo ajuda. Conta que recebeu uma doação de R$ 4 mil, que foi uma grande ajuda. Foi quando surgiu a ideia de abrir uma vaquinha online. “A gente de grão em grão foi completando o valor”, relata.

A quantia para a cadeira do Dudu foi conseguida em duas semanas e, buscando parceria com uma loja de cadeiras de rodas motorizadas, ainda conseguiu um bom desconto, podendo comprá-la para o garoto.

Ajuda internacional

Diego tem o sonho de transformar vidas. Apesar de voltar a atenção para o bairro onde mora, ele se solidariza com muitas causas.

Uma das que mais marcaram o influenciador foi a viagem que ele fez até a Venezuela para entregar alimentos a pessoas carentes.

Diego lembra da crise que o país vivia e, sozinho, resolveu arrecadar mantimentos para fazer a entrega.

Atualmente, Diego Tripinha tem contrato com empreendimentos de ramos variados, que o pagam em troca de divulgação de produtos. No entanto, ele não deixa de destacar a intenção de seguir com o propósito solidário. “Quero mesmo é ajudar a comunidade, o próximo”, destaca.

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Diário do Nordeste
Fotos: Arquivo pessoal

SOCIAL – Razões para Acreditar