Um empresário desembolsou £ 100 mil – o equivalente a R$ 612,2 mil, – na compra de uma casa para abrigar, de graça, uma família ucraniana que fugiu da guerra e está buscando refúgio no Reino Unido.

Jamie Hughes, 50 anos, queria mostrar seu apoio às famílias afetadas pela invasão russa, iniciada no dia 24 de fevereiro.

Para isso, ele decidiu comprar uma casa de três quartos em Wrexham, North Wales, e  ofereceu à uma mãe e seus 3 filhos pequenos que estão a caminho do país.

Jamie, que começou sua empresa de telecomunicações aos 21 anos, disse que a família pode ficar na residência “o tempo que bem quiserem”.

“Eu queria ajudar porque foi absolutamente devastador ver milhões de pessoas fugindo da Ucrânia – e todas aquelas bombas explodindo”, lamentou.

Inicialmente, o empresário pensou em reformar um anexo em sua própria casa, mas percebeu que isso levaria muito tempo. “Teria levado cerca de dois anos, era muito apertado e sem privacidade. Fui ver alguns imóveis vazios, fiz uma oferta e comprei um”, acrescentou.

A casa agora está preparada para abrigar Maria e seus filhos, de 10, 12 e 14 anos. A mulher, que trabalhava como anestesista em um hospital ucraniano, ainda está no oeste da Ucrânia e aguarda um trem que irá transferi-la para um campo de refugiados na Polônia.

Ela espera se mudar para o Reino Unido até a segunda semana de abril se os seus vistos forem confirmados a tempo.

Uma amiga de Maria, Julie Simkins, tem ajudado a preparar a casa através de um grupo no Facebook chamado “Wrexham e Ukraine United”.

Ela disse que a comunidade local tem sido ‘absolutamente incrível’, ajudando inclusive com a mobília completa da casa, incluindo sofás, camas e eletrodomésticos.

“Os vizinhos estão se mobilizando para ajudar com doações e estão prontos para acolher à ela e aos seus meninos”, garantiu.

Fonte: BBC
Fotos: Wales News Service

SOCIAL – Razões para Acreditar