Um veterano da 101ª Divisão Aerotransportada, cujos ferimentos em combate o levaram a perder as pernas, recebeu recentemente uma casa inteligente da Fundação Gary Sinise.
Sargento do Exército aposentado Christopher Kurtz, de Adams, Tennessee, recebeu as chaves de sua casa de quatro quartos e três banheiros sem hipoteca depois de ser aprovada há dois anos.
“Ajudamos veteranos e socorristas em seu processo de cura”, disse Mike Thirtle, CEO da Gary Sinise Foundation. “Quando Gary queria que executássemos o fornecimento dessas casas para veteranos, ele queria que as fizéssemos customizáveis e sob medida para eles e suas famílias.”
A casa de bangalô dos Kurtzes foi projetada para atender às necessidades do veterano e inclui bancadas acessíveis a cadeiras de rodas, corredores amplos, prateleiras suspensas e tecnologia inteligente para controlar tudo na casa com um iPad.
“A casa que está diante de vocês hoje é um pequeno símbolo de apreço e respeito de uma nação agradecida”, disse Sinise em um vídeo exibido durante o evento.
O ator desempenhou o papel do tenente Dan Taylor no filme de 1994 “Forrest Gump”. No filme, ele era um veterano com deficiência que serviu como líder de pelotão de Gump durante a Guerra do Vietnã. Mais tarde, ele se torna seu melhor amigo e parceiro de negócios.
“Pouco depois que o filme estreou, fui contatado pela Disabled American Veterans Organization, convidando-me para sua convenção nacional, onde eles queriam me presentear com um prêmio”, explicou Sinise. “Conheci centenas, senão milhares de pessoas que não estavam participando de um filme.”
Isso motivou Sinise a iniciar a Fundação Gary Sinise, que fornece casas personalizadas sem hipotecas para veteranos há mais de 10 anos, permitindo que eles recuperassem sua independência.
“Sou incrivelmente grato à Fundação Gary Sinise, não apenas pelo que eles fazem pela comunidade militar, mas por mudar minha vida com esta nova casa que ajudará a restaurar minha independência e facilitará a vida de nossa família”, disse o soldado.
Kurtz se alistou no Exército dos EUA em fevereiro de 2009 na esperança de mudar sua vida. Servir nas forças armadas também seria um passo crucial para obter uma educação superior e honraria o legado de seus parentes que eram membros das forças armadas.
Kurtz foi enviado com a 101ª Divisão Aerotransportada para a região do Vale do Rio Arghandab, no Afeganistão, em 13 de junho de 2010. Quase imediatamente, o grupo enfrentou situações de combate todos os dias.
Durante uma patrulha a pé em dezembro daquele ano, um dispositivo explosivo improvisado remoto (IED) detonou perto de onde Kurtz estava caminhando.
Kurtz sofreu ferimentos terríveis com a explosão. Ele rasgou suas pernas, fez com que ele perdesse dois dedos da mão esquerda e quebrou sua pélvis em três lugares diferentes.
Uma vez que o soldado foi estabilizado no campo de batalha, ele foi evacuado para o Campo Aéreo de Kandahar e depois para Landstuhl, na Alemanha, antes de ser levado ao Walter Reed Army Medical Center para passar por cirurgias adicionais. Ambas as pernas foram amputadas acima do joelho.
Após quatro anos de serviço ativo, Kurtz se aposentou do Exército em 2013 com o posto de sargento.
A casa inteligente de Kurtz tem uma garagem com maquinário para soldagem e artesanato, presenteado por seus amigos de trabalho na PTL Fabricators. O veterano diz que quer usar a loja para pagar à vista .
“Quero desenvolver produtos e tornar os produtos já fabricados possivelmente melhores para poder ajudar outras pessoas que estejam em situações semelhantes”, disse ele.
Várias empresas locais ajudaram a completar a casa, incluindo 31W, PTL, A-Team Concrete, Coffmans Home Decor, Androws Flooring, Heritage Tile, ABC Supply, Southern Roofing e Screaming Eagle Concrete.
A mudança da casa em 24 de março veio em um momento oportuno, pois Kurtz e sua esposa, Heather, comemoraram recentemente seu 10º aniversário de casamento.
“Às vezes, é um pouco esmagador quando você pensa em quanto foi investido (na construção da casa), quantas pessoas colocaram as mãos nela, e é muito humilhante”, disse Kurtz. “Agora, eu devo ao mundo.”
Clique no vídeo abaixo para ver a inauguração da nova casa dos Kurtzes:
Fonte: Fox17
Fotos: Arquivo pessoal
SOCIAL – Razões para Acreditar