Em meio à dor do luto, a família do estudante Alcides Alves de Souza Neto, 17 anos, decidiu autorizar a doação dos órgãos do adolescente, que irá salvar a vida de ao menos cinco pessoas!
Infelizmente, no dia 5 de junho, Alcides sofreu um acidente de moto fatal na BR-010, próximo ao bairro Jardim Aureny IV, em Palmas (TO).
Ele estava a caminho do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), onde iria prestar o vestibular para o curso de Agronomia. 😔
Foto: Arquivo pessoal
Após a confirmação do óbito, sua família levou em consideração que os órgãos do jovem poderiam salvar outras vidas e autorizou a doação, que ocorreu no Hospital Geral de Palmas (HGP) na última quinta-feira (9).
Conforme contou o pai de Alcides, o lavrador Alves Márcio Ribeiro, ele e sua família não eram a favor dessa opção inicialmente, mas mudaram sua decisão para, de alguma forma, homenagear o filho e mantê-lo vivo através de outras pessoas.
“Nós fomos criados em uma cultura que era contra esse tipo de ação. Mas ele era uma pessoa de ajudar os outros e um menino muito amado e excepcional. E como ele teve a morte cerebral e seus órgãos estavam perfeitos, nós optamos por ajudar outras pessoas, porque ele sempre ajudou quem estava ao seu redor. Alcidinho era um menino de ouro. Nada mais justo”, explicou o pai.
Foto: Arquivo pessoal
Segundo o Hospital Geral de Palmas (HGP), a captação dos órgãos foi feita após o adolescente ter a morte encefálica declarada e a família ter autorizado formalmente o procedimento.
O fígado foi destinado a um paciente em necessidade do Rio de Janeiro. O rim direito para um paciente de São Paulo, o esquerdo para um de Pernambuco e as córneas para um morador do Tocantins. Ao todo, 5 pessoas terão suas vidas transformadas graças à Alcides.
Esse trabalho foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Metropolitana e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) de Palmas.
Para Marilia Ribeiro, coordenadora da Central de Transplantes do Estado, a família do adolescente” conseguiu ressignificar esse momento de dor e transformar em solidariedade”.
Foto: Arquivo pessoal
O pai concorda com a afirmação. “Meu filho representava amor, por onde passava espalhava alegria e com este gesto podemos levar alegria a famílias que sofrem com alguém à espera de doação. Agora ele vai salvar vidas! Hoje tenho um filho que virou seis! Ele vai poder ajudar cinco famílias, pois doar órgãos é ajudar outras pessoas e ter a sensação de dever cumprido”, disse.
Além de exaltar a doação, Marília enfatizou a importância da conscientização sobre o tema. “Infelizmente temos uma taxa de recusa muito alta, esses valores oscilam entre 80% e quase 100%, e isso influencia na fila nacional, de quase 55 mil pacientes aguardando por um órgão. Então a gente precisa conscientizar e deixar em vida a vontade de ser um doador”, afirmou.
Homenagem
Na última quinta-feira (9), familiares, amigos e colegas fizeram uma homenagem à Alcides, destacando a alegria e o bom humor dele.
“Alcides contagiava a todos por onde passava. Na escola todos gostávamos dele, por ser prestativo e sempre ter uma palavra de ânimo. Ficamos surpresos com o ato da doação, mas felizes em saber que ele seguirá fazendo o que sempre fez: ajudar as pessoas”, disse Vitória Santos, uma amiga do rapaz.
Quem também compareceu à homenagem foi a Polícia Militar do Tocantins, representada por seu Comandante-Geral, Coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto.
“A Polícia Militar não poderia deixar de prestar homenagens a este menino de ouro, que é nosso aluno querido Alcides, que com a autorização dos pais, irá doar os órgãos. É um menino de ouro que durante essa fase tão difícil irá fazer outras pessoas sorrirem, por isso ele merece todas as homenagens da Polícia Militar do Tocantins que se solidariza com todos os seus familiares e amigos”, afirmou o comandante.
Assista ao vídeo:
Fonte: Primeira Página Tocantins
SOCIAL – Razões para Acreditar