Ex-detento conclui estudos na prisão e é aprovado em Medicina na federal do Tocantins

Wallace William da Costa, de 44 anos, é um exemplo inspirador de superação e ressocialização de ex-detentos

Depois de cumprir quatro anos por tráfico de drogas em regime fechado, Wallace resolveu mudar sua vida a partir dos estudos. Ele concluiu o Ensino Médio enquanto ainda estava na prisão e agora está cursando Medicina na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFT). 

O caminho percorrido por Wallace foi longo e sua virada de chave veio quando ele conheceu a vida na cadeia.

“Quando eu me vi privado da liberdade, vi que, ou eu continuava naquela vida ou ia mudar. Aí me deu um estalo e eu resolvi acabar de concluir o 2º grau dentro da penitenciária, em um processo supletivo”, conta.

Os estudos mudaram a vida de Wallace. Foto: TV Integração

Após o cumprimento da pena, Wallace, que é de Juiz de Fora (MG), fez um curso Técnico em Enfermagem, mas por conta do preconceito, teve dificuldade em conseguir uma recolocação profissional.

“Fiz um processo seletivo para um dos hospitais de Juiz de Fora e passei em todas as partes. Um dia uma pessoa me perguntou se já tinha tido problemas com a Justiça. Falei que sim, mas que havia liquidado isso. Ela ficou de me ligar e até hoje nada”, lamentou.

Persistência levou Wallace longe

Mas Wallace é apaixonado pela área da saúde, então, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades. Ele foi aprovado em nove concursos públicos e trabalhou em instituições renomadas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mesmo depois de se aposentar precocemente devido a um problema na coluna, Wallace não parou de estudar. Ele aproveitou seu tempo livre para se preparar para um novo vestibular e foi aprovado em Engenharia, Odontologia e Medicina – uau! 👏

“Meu sonho é acabar de me formar e ajudar outras pessoas. Assim que eu me formar quero que pelo menos um dia da semana seja dedicado à doação, do que eu sei fazer para outras pessoas”, disse o futuro médico.

Que lindo ler isso, Wallace!

E obrigado por nos mostrar que a ressocialização de ex-detentos é uma possibilidade real!

Fonte: G1; Fotos de capa: Wallace Willian da Costa/Arquivo Pessoal

Quer mais uma história inspiradora? Dá o play!

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar