Os estudantes do CEI-61 “Yolanda Rizzo”, no Jardim Betânia, na Zona Norte da cidade, participaram de uma ação interativa com o músico e luthier (profissional especializado em construir instrumentos musicais de cordas) Mauro Tanaka.
O projeto, intitulado “Acalanto”, desenvolve atividades musicais com materiais reutilizáveis, como: tampinhas plásticas, conduítes, canos, latas, garrafas PET, entre outros. A iniciativa envolveu a comunidade escolar e trouxe protagonismo aos alunos no desenvolvimento da estética musical, conforme suas experiências sensoriais individuais.
Tanaka atua há 10 anos nesse ofício e envolve escolas públicas, com objetivo de propagar os benefícios trazidos por essa atividade. “O projeto proporciona às crianças a possibilidade de explorarem e se encantarem com os sons e, a partir disso, criarem suas próprias musicalidades”, explica o músico.
“O trabalho do Mauro com os estudantes traz a perspectiva da chamada decolonização. Nós aprendemos que a música segue um determinado padrão e ele desafia esse conceito e trabalha os ritmos africanos e ameríndios, mostrando que a música é algo ao alcance de todos”, conclui a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Vanessa Marconato Negrão.
Educação – Agência de Notícias