Escola cívico-militar em Sorocaba: enfim, esperança de melhorias na educação

EDUCAÇÃO. Sorocaba deverá receber sua primeira escola cívico-militar em 2021. O modelo foi adotado em 2019 por meio do Decreto nº 10.004 e Portaria nº 2.015, onde o atual Presidente da República criou a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. Com base nesses documentos, o Ministério da Educação anunciou que objetiva transformar 200 escolas comuns em cívico-militares.

Sorocaba está entre elas! O Município de Sorocaba aderiu ao projeto federal através de diversos pedidos populares endereçados ao Poder Executivo, dentre eles o do sorocabano, ítalo Moreira. 

O foco é reverter o alarmante e decadente cenário da educação brasileira, que figura, hoje, nas últimas posições de qualidade no ensino. Ou seja, não basta estar na escola, é preciso ter escola de qualidade. 

Ao som do hino nacional e com os portões fechados, estudantes em ordem na quadra da escola, pontualmente, às 6h45min da manhã. Os alunos perfeitamente fardados, disciplinados e em silêncio. Canções militares e noções de civismo são passadas pelos superiores. Todos batem continência. Essa é uma típica parte da rotina nos colégios cívico-militares nas inúmeras unidades espalhadas pelo Brasil. 

Baseadas nos pilares da disciplina, meritocracia, gestão militar e, principalmente, valorização do professor como maior autoridade na sala de aula, as escolas cívico-militares vêm caindo no gosto dos cidadãos que buscam uma educação básica de qualidade.

*Imagem disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/governo-anuncia-implantacao-de-ensino-militarizado-em-mais-15-escolas-de-roraima-em-2018.ghtml. Acessado em 03/12/19.